Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cel. Júlio César apresenta projeto de combate à explosão de caixas eletrônicos

Edição nº 1588 - 15 de Setembro de 2017

O Coronel Júlio César de Oliveira Paiva, ex-comandante da 184ª Cia PM de Sacramento, hoje oficial da Reserva, continua dedicando seu tempo ao combate à criminalidade ligada a explosão de caixas eletrônicas de instituições financeiras, mas de uma forma diferente, não mais ostensivamente através do poder bélico da PM, mas através de um projeto de proteção desses mesmos caixas. 

Júlio César apresentou o seu projeto aos vereadores, na sessão da última segunda-feira 11, onde estavam também presentes o prefeito Wesley De Santi de Melo, o promotor público, José do Egito de Castro Sousa e gerentes das agências bancárias da cidade.

O Projeto ATM Seguro é fruto de situações vividas in loco por ele no comando dos militares e de ações presenciadas no dia a dia dos noticiários. Em entrevista ao ET, o Coronel Júlio César vem trabalhando o projeto desde 2014. E chega num momento em que as explosões de caixas têm alcançado um recorde nos últimos anos. Só em Sacramento, cidade de 26 mil habitantes, já houve quase dez explosões. 

Afirmou o oficial que explosão de caixas eletrônicos tem solução. “Temos como acabar com essas explosões, para isso, basta que as instituições financeiras utilizem de um sistema de segurança eficiente”, afirmou, recomendando para isso que as Câmaras Municipais aprovem uma lei exigindo essa instalação.

“- Espontaneamente, é difícil afirmar que as instituições vão ou não aderir a essa sugestão, de instalar o equipamento. A chance, eu diria, é pequena, mas a partir do momento em que as Câmaras Municipais aprovarem uma lei exigindo a instalação desse equipamento de segurança, capaz de proteger não apenas o erário, mas principalmente garantir a segurança de funcionários, dos correntistas e da população em geral cujas vidas são sempre colocadas em risco a cada explosão, aí a coisa muda. Por isso estamos nessa empreitada”, explica, justificando.

“Quando eu faço essa apresentação na Câmara e já fiz em várias, a preocupação não é nem tanto o patrimônio dos bancos, a preocupação é que hoje, o problema deixou de ser dos bancos, porque quando as quadrilhas atacam com violência, quem sofre é a população, que é feita de escudo humano ou refém, levam tiro de bala perdida, policiais morrendo, criminosos morrendo ou seja, minha preocupação  é com vidas”. Durante a palestra, Júlio apresentou vídeos de ações dos assaltantes e da polícia, inclusive,  reféns e criminosos mortos.  

Sobre os custos para a implantação do sistema, Júlio destaca, que o equipamento que idealizou, para cada caixa eletrônico, custa em torno de R$ 24 mil, quantia insignificante se comparada ao montando roubado a cada explosão. 

O Projeto ATM Seguro tem patente registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial em 22/04/2014, com o título de 'Fosso para ocultação de equipamentos armazenadores e dispensadores de dinheiro', cuja finalidade é inviabilizar a explosão do ATM em todo o Brasil, bem como o arrombamento com uso de maçaricos. 

No final da palestra, Júlio César deixou com os presentes uma cópia do projeto de lei aprovado na cidade de  Monte Sião. “Acredito que, com a implementação desse projeto nas agências bancárias, a incidência dessa modalidade criminosa será reduzida praticamente a zero no país”, conclui..