Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Voluntários fazem mutirão de limpeza no Desemboque

Edição nº 1557 - 10 de Fevereiro de 2017

Abandonado, como sempre, agora sem escola e rebaixado a bairro da cidade, o povoado do Desemboque, marco histórico de chegada dos primeiros habitantes do Triângulo, Norte de São Paulo e Sul de Goiás, vem agonizando... está na UTI há dezenas de anos. Uma das últimas intervenções para a sua recuperação foi dada dia 1º último, com um mutirão de limpeza realizado pelo governo Wesley De Santi, através de um mutirão de limpeza coordenado pelo subsecretário de Cultura e Turismo, Carlos Alberto Cerchi. 

Participaram do trabalho os 12 internos da fazenda Bom Pastor, entidade filantrópica para recuperação de dependentes químicos; o vereador Maurício Viana e moradores do povoado que, além de ajudarem na limpeza, o casal Edmar e Sheila ofereceu um almoço para o grupo.

De acordo com a Secretaria de Cultura foram realizados durante todo o dia serviços de limpeza, reparo e manutenção nas duas igrejas históricas e também no casarão em estilo colonial, nos imóveis históricos que foram encontrados em lastimável estado de abandono, apresentando sérios problemas de infiltração, acúmulo de sujeira e deterioração do madeiramento e forro, claramente causados goteiras, infiltração de água pluvial e por falta de manutenção regular.

De acordo com o secretário  Berto Cerchi, este é o início de um projeto emergencial de recuperação dos imóveis históricos que deverá se estender para outros sítios municipais. 

Morador do povoado por muitos anos, o vereador Maurício Viana considerou a ação de suma importância para a preservação daquele riquíssimo patrimônio histórico. Endossa suas palavras o morador Florêncio que participou do mutirão e elogiou a iniciativa da Prefeitura. Também o coordenador da Fazenda Bom Pastor, Elias dos Anjos Pinheiro, elogiou a iniciativa, reconhecendo também que o trabalho serve como terapia para os internos. (Fonte: Alessandro Abdala/Redação ET)