Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento volta a fazer parte da lista dos circuitos turísticos mineiros

Edição nº 1582 - 04 de Agosto de 2017

Sacramento volta a fazer parte da lista dos Circuitos Mineiros de Turismo, na Associação do Circuito Turístico da Canastra (ACC) que reúne os municípios de  Araxá, Campos Altos, Perdizes, São Roque de Minas, Tapira e Vargem Bonita.

No ano passado, o ET denunciou a ausência  do município no Mapa do Turismo Brasileiro divulgado  pelo Ministério do Turismo (MTur) no final de julho. Dos 11 municípios que compõem o Circuito da Canastra, somente Perdizes fazia parte do mapa. Outro detalhe observado foi que os municípios ficaram   fora também da listagem de Regionalização do Turismo em Minas Gerais, publicada pela Secretaria de Estado de Turismo no Minas Gerais (Jornal Oficial do Estado). 

Na listagem da Setur, 457 municípios participantes da Política de Regionalização do Turismo, distribuídos em 45 circuitos turísticos, poucos municípios do Triângulo e Alto Paranaíba foram contemplados.  Sacramento, Araxá e tantos outros municípios ficaram de fora.  

Na época, o ET entrou em contato com Secretaria de Turismo do município, questionando o fato da cidade ter ficado de fora dos circuitos. E, conforme a resposta da Secretaria de Turismo, a SETUR/MG, oficializou o novo mapa no mês de julho e o Ministério do Turismo oficializou o mapa turístico do Brasil antes de os dados  chegarem e, que Sacramento e outras cidades do Circuito da Canastra não foram incluídas porque o Circuito da Canastra não havia sido certificado pela SETUR/MG. 

O mal feito foi corrigido e Sacramento volta a figurar na listagem oficial, divulgada essa semana pela  Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG). Este ano, Minas Gerais aumentou de 455 para 600 municípios participantes da Política de Regionalização do Turismo.

 Sacramento está fora da  Associação do Circuito Turístico Alta Mogiana, que na lista da Setur é  composta pelos municípios de  Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Centralina, Conquista, Conceição das Alagoas, Delta, Fronteira, Pirajuba, Planura, Tupaciguara, Uberaba , Uberlândia e todas fazem parte da   AMITAM,  (Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana), que  envolve 51 municípios, sendo 34 do nordeste do estado de São Paulo e 17 do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. O  prefeito Wesley de Santi Melo é o atual presidente da associação, eleito em 29 de abril. 

O nome Alta Mogiana se deve à antiga Companhia  de Estradas de Ferro Mogiana, que dividiu suas linhas de operação em três regiões: baixa, média e alta.