Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Queijo de Sacramento ganha mais três medalhas no Prêmio Queijo Brasil

Edição nº 1595 - 03 de Novembro de 2017

Depois de Joel Leite e Marly conquistarem na França o prêmio Super Ouro com o queijo Senzala, fabricado no município de Sacramento, a queijaria do casal na fazenda Caxambu volta ao cenário nacional. Joel e Marly conquistaram no concurso Prêmio Queijo Brasil, realizado entre  os dias 26 a 29 de outubro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, mais três medalhas, uma de ouro com o queijo Tikin e duas de bronze com os queijos Fornalha e Imperial.  Araxá, cidade polo que representa os queijeiros da serra da Canastra, conquistou o título Super Ouro no mesmo concurso, com o produtor Reinaldo Lima.

 Além do casal sacramentano e de Reinaldo, mais três produtores do queijo Araxá foram premiados com medalhas de ouro: Ana Paula, Alexandre Honorato e Reinaldo de Lima; e mais quatro de bronze: Ronaldo Lemos e Alexandre Honorato.

Destaque-se a riqueza da nossa região.  O queijo Serra da Canastra foi o segundo lugar no concurso, conquistando 29 medalhas de bronze, 10 de prata e 2 de ouro, totalizando  41, perdendo apenas  para o coletivo, Caminho do Queijo Artesanal Paulista, o campeão de medalhas com uma super ouro, 8 ouro, 16 prata  e 17 Bronze, totalizando 42 medalhas.

O Prêmio Queijo Brasil, a maior premiação de queijos artesanais brasileiros, é realizado pela Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais do Brasil (Comerqueijo) e faz parte da programação do Semana Mesa SP. O concurso, na sua terceira edição, teve a participação de 405 queijos de todo o país julgados por  jurados especializados, nacionais e internacionais. 

Foram distribuídos cinco prêmios Super Ouro, 40 Ouro, 98 Prata e  156 bronze e, total de 299 diplomas entregues  aos produtores participantes. (Fonte: Sertão Bras- www.sertaobras.org.br)