Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Programa queijo Minas Artesanal é referência para outros estados

Edição nº 1591 - 06 de Outubro de 2017

A cadeia produtiva do Queijo Minas Artesanal e o trabalho da Emater-MG com os produtores está se tornando referência para outros estados. Nesta semana, técnicos das empresas de assistência técnica e extensão rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS) e de Santa Catarina (Epagri) vieram conhecer queijarias e centros de maturação de Minas Gerais. O objetivo da visita foi conhecer os avanços conquistados com o Programa Queijo Minas Artesanal.. A experiência mineira poderá auxiliar nos trabalhos no Sul do país, onde se produz o Queijo Artesanal Serrano.

Vinte e cinco técnicos da Epagri e da Emater-RS participaram da comitiva, além da equipe da Emater de Minas Gerais e funcionários do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). “É um intercâmbio de informações. No Sul do país existe o Queijo Artesanal Serrano que, também é um queijo de leite cru. Eles estão em fase de regulamentação do processo de produção, inspeção e comercialização do Queijo Serrano e quiseram conhecer como é a nossa legislação e como conduzimos os trabalhos”, informou a coordenadora técnica da Emater-MG, Maria Edinice Rodrigues.

A comitiva visitou regiões oficialmente reconhecidas como produtoras do Queijo Minas Artesanal.  A primeira parada foi em municípios da serra da Canastra, onde participaram de uma palestra para conhecer o trabalho da Emater-MG e do IMA.  Em seguida, foram para a região de Araxá onde estiveram num entreposto  de queijo que conta com o Serviço de Inspeção Federal (SIF) e  visitas a produtores. A última etapa da viagem foi na Serra do Salitre para novas visitas a queijarias.