Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Professoras recebem homenagens pelo seu dia

Edição nº 1596 - 10 de Novembro de 2017

Não há hoje um professor/a que não tenha Paulo Freire como mestre e exemplo na grande arte de Educar. Nenhuma profissão  acontece sem que antes esse profissional passe pelo caminho da aprendizagem e, para isso, primeiro, é preciso aprender a caminhar com o professor. Homenagens mais do que justas, a Câmara Municipal  de Sacramento presta 

a grandes mestres sacramentanos. Conheça os homenageados.

 

Célia Maria de Almeida Costa,  rifainense de nascimento e sacramentana por opção,  coração e meritório título,  fez os primeiros estudos na Escola Coronel e ali iniciou, em 1967, como professora  de História, Psicologia, Sociologia e Filosofia no curso Magistério, deixando um rastro memorável, dada a sua preocupação com os profissionais que se formavam. Dez anos mais tarde, 1977, assumiu a direção da escola como substituta  da Profa. Corália Maluf. Após deixar o cargo em 1981, voltou à sala de  aula até se aposentar. Mas Célia  não parou aí. A vocação falou mais alto,  e  ela  assumiu a direção da extinta EM Maria Crema e mais tarde fez parte do quadro de educadores do Colégio Rousseau. Dona Célia, deixou um grande legado para a educação local e uma bela família constituída com o marido Ambleto. Da. Célia recebe a homenagem e reconhecimento do vereador Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende. 

 

Elaine Aparecida Oliveira Bizinoto, a Nani, é sacramentana e aqui fez os estudos até o ensino médio nas escolas Afonso Pena Jr e EE Cel. José Afonso, onde concluiu o curso Magistério e logo ingressou no curso de Pedagogia, na Unifran e pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Iniciou sua carreira no Magistério, na escola Eurípedes Basanulfo, passando pela Escolinha Vó Meca e Colégio XX de Outubro. Tia Nani comemora também 'bodas de prata',  25 anos de trabalho,  como professora na Escolinha Tio Tofe (APAE) e outros tantos anos no  Colégio Rousseau, como Contadora de Histórias. Estendeu ainda seus conhecimentos e atividades trabalhando também  na APAE de Conquista. Nani é casada com Carlos Humberto  Bizinoto, pais de   Carla Montagner Bizinoto e recebe a homenagem por indicação do vereador Maurício Alves Rodrigues. 

 

Keila Cristina dos Santos é sacramentana, graduada em Estudos Sociais pela Uniaraxá e pós graduada em História Contemporânea pela Unifran. A partir de 2003, pôde concretizar seu sonho ao ser aprovada no processo seletivo e contratada pela Prefeitura e, em 2004, na EE Barão da Rifaina. Em 2011, foi efetivada na rede municipal, depois de ser aprovada em primeiro lugar no concurso. Nesses 14 anos de magistério, Keila passou por várias escolas. Atualmente, é professora de História na EM João Cordeiro, na EE Barão da Rifaina e no Colégio Rousseau. Keila foi carinhosamente homenageada pelo seu ex-aluno, na EM Dona Maria Sant´Ana no Quenta Sol,  o vereador Edmilson de Souza Peres. 

 

Lázara Maria Borges de Carvalho é sacramentana, sempre estudou na Escola Coronel, onde concluiu o Magistério, em 1969.  Através de um convite da diretora Corália Maluf optou por ser professora e, em 1970, entrou  numa sala de aula da EE  Pré Escolar Profª. Sílvia Vieira. Paixão à primeira vista, identificou-se com o Magistério. E ali foi professora e diretora por muitos anos. Em 1994 foi transferida para a então EE Tancredo Neves, onde se aposentou. Três anos depois (1997), também a convite, tornou-se diretora da Escolinha Tio Tofe (APAE), por cinco anos. Mas para Lázara ainda não era hora de parar. Em 2006, foi trabalhar na Escola Eurípedes Barsanulfo, tendo como diretora sua ex-aluna, Francine França Amui e ali encerrou a carreira. .  Lázara que é casada com Mário Manuel de Carvalho, pais de dois filhos, Marcelo e Marco Aurélio recebeu homenagem do vereador Henrique Spirandelli Andrade. 

 

Maria do Carmo Marques é sacramentana, nascida na zona rural, veio para a cidade fazer os estudos iniciais na EE Afonso Pena Jr. Concluído o quarto ano matriculou-se na EE  Cel José Afonso de Almeida,  onde concluiu o Magistério e, posteriormente, o curso de Contabilidade. Maria do Carmo iniciou no Magistério, em 1971, na Escola Naná Kubitscheck,  em Jaguara,  em sala multisseriada (turmas de 1ª à 4ª série). Em 1973 passou a  trabalhar na EE Barão da Rifaina, onde atuou por 29 anos, sendo 23 como professora e seis com auxiliar de secretaria. Embora aposentada, Maria retornou às atividades educacionais em 2007, na Escola Coronel, como Assistente Técnica em Educação Básica, cargo que ocupou até 2012, quando encerrou sua carreira profissional. Pela sua dedicação ao Magistério, Maria do Carmo recebe a homenagem  do vereador  Matheus Fonseca Bizinoto.

 

Maria Madalena Silva de Paula nasceu na zona rural e veio para a cidade para estudar e trabalhar. Até os 20 anos trabalhou em casas de famílias e só deixou a atividade para ingressar na Santa Casa, onde permaneceu por 14 anos e, paralelamente, seguia com os estudos. Maria Madalena formou-se em 1999 e em 2000 iniciou sua carreira no magistério em três escolas estaduais: Barão da Rifaina, Afonso Pena Júnior e Cel. José Afonso de Almeida, até que ingressou na rede municipal, já tendo passado pelas escolas   Dona Maria Sant'ana (Quenta Sol), Djalma Afonso do Prado (Divisa), João Cordeiro (Perpétuo Socorro), Hugo Rodrigues da Cunha (Sete Voltas) e Júlio Borges (Jaguarinha) onde foi vice-diretora por três  anos e, atualmente está na lotada na EM João Cordeiro. Maria Madalena recebe a homenagem e reconhecimento do vereador Leandro Roberto de Araujo. 

 

Mariléia Abadia Alves Martins traz  na  sua formação o nome de Corina Novelino, com quem viveu até à juventude. Em 1976 concluiu o Magistério, na EE. Coronel José Afonso de Almeida  e o Técnico em Administração na EM Maria Crema. Em 1978, iniciou-se na profissão na Escola Eurípedes Barsanulfo. Ao longo de sua carreira  lecionou também nas escolas estaduais  Sinhana Borges, Barão  da Rifaina e Afonso Pena Júnior. Em 1988, concluiu o curso de Pedagogia na   Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava e, nos anos seguintes, fez vários cursos de pós graduação em Orientação Educacional, Supervisão, Metodologia e Didática de Ensino, Inspeção Escolar e Psicopedagogia. Paralelamente, atuava nas áreas afins, ocupando vários cargos, dentre  deles, o de secretária de Educação e Agricultura do município. Ainda atuante, é Inspetora Escolar. Mariléia recebe a homenagem do vereador Luiz Devós. 

 

Shirley Aparecida Ribeiro Tavares Magnabosco, natural de São Joaquim da Barra (SP), cidade onde fez os estudos iniciais e secundários, Magistério e  Contabilidade. Iniciou o curso de Serviço Social, na Unaerp, mas abandonou para  mudar-se para Sacramento com o marido, Sílvio Alves Magnabosco (in memorian), de cuja união nasceu a filha Gabriela.  Sua paixão pela educação despertou em Sacramento, quando era Auxiliar Administrativa na Divisão de Educação, o que a levou a cursar Pedagogia, quando assume a Divisão com suas 64 escolas municipais. Mas sua trajetória passa-se também pelas escolas estaduais Sinhana Borges, Coronel José Afonso de Almeida e Barão da Rifaina, pela Unipac, nos cursos, Normal Superior e Técnico de Enfermagem, e Colégio Rousseau. Hoje Shirley é a diretora da EE Técnica Profissional Carolina Maria de Jesus. Recebe a homenagem do vereador e ex-aluno, Luster  Fernandes 

 

Thaísa Castro Lobato Pires é sacramentana. Depois de formada no Magistério e Contabilidade, ingressou na Faculdade  de Filosofia de Ituverava, onde se formou em Língua Portuguesa. Prosseguindo os estudo superiores, concluiu Pedagogia, Orientação e Inspeção e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.  Iniciou carreira no magistério nas escolas e Tancredo Neves, onde atuou como professora de Língua Portuguesa entre 1986 a 2000 e regente de turmas, passando ainda pelas escolas estaduais, Afonso Pena, Barão da Rifaina e Sinhana Borges, onde foi também  vice-diretora de 2007 a 2016, quando se aposentou. Thaísa que trabalha também na rede municipal, desde 2001, está hoje lotada na EM Djalma Afonso do Prado, na comunidade da Divisa. Thaísa é casada com   Adriano Humberto Pires, pais de dois filhos Mariana e Matheus e recebe o reconhecimento do vereador Marcos dos Santos Pires.