Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1595 - 03 de Novembro de 2017

Profa. Nildes denomina Creche da PMS

Edição nº 1577 - 30 de Junho de 2017

A Profa. Nildes Maria Moreira Camilo, de saudosa memória, recebeu homenagem do poder Executivo, que denominou a antiga Creche Alexandre Simpson, assumida pela Prefeitura em janeiro último, de Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) 'Nildes Maria Moreira Camilo'. A mudança do nome, atendeu a questões legais e ao desejo da Congregação.

A homenagem à professora Nildes aconteceu no dia 14 último,  três dias após  a data de seu aniversário, e contou com a presença do prefeito Wesley De Santi de Melo, secretária de Educação Cibele Magnabosco, familiares da homenageada, professores e funcionários do CEMEI Nildes Maria Moreira Camilo, que atende hoje 75 crianças. 

De acordo a secretária Cibele Magnabosco, a partir dessa data, a entidade passa a ter oficialmente o nome da Profa. Nildes. Lembrando que a entidade, dirigida por Da. Christina Russel McSorley, tem uma história de relevantes serviços prestados à comunidade, Cibele destacou o papel da Igreja Casa de Oração para o funcionamento da creche, durante longos anos.  

“- A entidade tem uma bela história de trabalho e dedicação de dona Cristina, que a vida inteira batalhou muito para o seu funcionamento, até que não pôde mais.  Foi quando procurou o prefeito Baguá que, através de uma parceria, assumiu a manutenção da entidade e a Congregação cedeu o prédio. E hoje a Prefeitlura, através da Secretaria de Educação, dá continuidade a esse trabalho que foi iniciado aqui”, explica, justificando a homenagem a Nildes. 

“- A professora e psicóloga Nildes Maria dedicou muitos anos à educação municipal, deixando um legado de exemplos e realizações, o que justifica a denominação dessa escola de Centro Municipal de Educação Infantil Nildes Maria Moreira Camilo”, disse Cibele, endossada pelo prefeito Wesley, que justificou a decisão de assumir a creche. 

“- Dada a importância da entidade para as famílias sacramentanas, que ali deixam seus filhos para se dirigirem ao trabalho, assumimos a creche. Aliás, jamais poderíamos deixar aquela instituição encerrar suas atividades. E hoje, com a Prefeitura cumprindo seu papel, oficialmente, estamos comemorando o aniversário da professora Nildes, que sempre prezou pelo cuidado com o próximo. A exemplo da educadora que foi Nildes, a creche que leva o seu nome, está também apresentando um excelente trabalho”, reconheceu o prefeito.

 Também o presidente da Câmara, Pedro Teodoro Rodrigues de Resende reconheceu a importância da Creche Alexandre Simpson no atendimento às crianças, do berçário ao ensino fundamental, e a primorosa administração que sempre teve sob a direção de Cristina Russel McSorley. 

“- A decisão do prefeito Wesley ao assumir a Creche, diante da iminência de ser fechada, foi o reconhecimento de sua importância na educação de dezenas de crianças. Hoje vemos aqui quantas crianças! Quantas famílias beneficiadas!”, disse, destacando a homenagem à nova patrona da entidade, Profa.  Nildes Maria Moreira Camilo. 

“- A Profa. Nildes Moreira recebe uma justa homenagem do poder Executivo. Uma pessoa que tantos benefícios trouxe para a nossa cidade, como professora na zona rural e na cidade, servidora pública na Câmara e na Prefeitura. Quanto voluntarismo espalhado pela cidade pela Profa. Nildes! Quanto bem fez aos menos favorecidos num trabalho voluntário muito bonito. Merecida homenagem. E tenho a certeza de que ela está feliz, por ver tantas crianças sorrindo”, elogiou o presidente. 

Dirigida pela Profa. Marilice dos Anjos Afonso Oliveira, a Creche Nildes Moreira conta com 15 funcionários e atende a 70 crianças.

A trabalho fora de Sacramento, o advogado José Rosa Camilo, viúvo da Profa. Nildes Moreira, foi representado pelas sobrinhas, Audice D’Arc Prado Rosa Camilo, Iara Rosa Camilo, Marina Alves Batista Araújo e Wanna Rosa Camilo, que agradeceram a homenagem.