Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PM lidera campanha solidária com profissionais da segurança pública

Edição nº 1579 - 14 de Julho de 2017

A Polícia Militar, através da sargento Edna Almeida, idealizou e realizou, em conjunto com  a Policiai Civil, Agentes do Sistema Prisional, Guarda Municipal e Secretaria de Educação do Município, uma campanha de agasalhos e materiais de limpeza  em prol de pessoas assistidas pelas entidades: APAE, Casa do Menor Rosa da Mata, Abrigo Doce Lar da Criança Irene Nye e Lar São Vicente de Paulo. 

Feliz com o resultado da campanha, Edna explicou ao ET como nasceu a ideia. “Tudo começou a partir do momento em que um colega nosso recolheu um material para doação. Daí veio a ideia de juntarmos todos os militares na campanha e logo depois de nos unirmos todos, militares, polícia civil, guarda do sistema prisional e guarda municipal, enfim unir toda a área de segurança e mais a Secretaria de Educação que também aderiu à causa. Todos vestiram a camisa, abraçaram a ideia e está aí o resultado, que nos deixou muito felizes, uma maneira de ajudar a quem está precisando”, explicou, ressaltando que a campanha mostra também esse lado humano do policial. 

“- A sociedade, às vezes, só encara o lado frio e racional dos policiais e dos agentes de segurança no combate ao crime e na proteção da sociedade, mas temos também esse sentimento humano da ajuda ao próximo. Estamos vendo que tem gente passando frio, entidades que precisam de materiais de limpeza. Essa campanha é uma maneira de mostrarmos esse nosso lado humano, que igualmente, é muito forte”, ressalta Edna, agradecendo a todos pelo resultado. 

“- A arrecadação foi tão significativa que incluímos o Lar São Vicente de Paulo. Foi muito mais do que esperávamos, graças à sociedade. A guarda municipal fez um trabalho muito bom no comércio... E com isso o coração fica leve, exultante de alegria”, finaliza. 

O diretor do presídio, Leandro Fachinelli Toledo destaca o empenho de todo o pessoal do sistema prisional que conta com 41 agentes e mais as pessoas da diretoria, setor administrativo e  professores. “Vestimos a camisa para mostrar que os segmentos de segurança pública tem muito mais pra mostrar à sociedade,  que cuidar dos detentos. E agradeço a cada  um da nossa equipe, que auxiliou nessa campanha. Vejo que foi uma ação muito positiva em termos de cooperação em todos os agentes”, afirma. 

O escrivão da Polícia Civil, Pedro Perassi, representando toda a equipe, ressalta o quanto são  gratificantes ações como essa. “Abraçamos a causa e conseguimos arrecadar bastante agasalhos, materiais de limpeza. O mérito maior é da sargento Edna que teve a ideia e acabou se tornando mérito para todo mundo, pela união de forças”. 

João Antonio da Silva, comandante da Guarda Municipal relata o trabalho feito pela equipe composta por cinco guardas. “Atendemos o convite da Polícia Militar,  partimos para  o corpo a corpo no comércio e conseguimos muitas doações para essa campanha, que foi uma iniciativa muito feliz.  E estamos prontos para a próxima, quem sabe para o Dia das Crianças, Natal...”.

Falando em nome da Polícia Ambiental, o comandante sargento Anilton Egídio finaliza relatando a participação do grupo. “Quando se fala em ajudar, esse é um dos  princípios da Polícia Militar  e nós do Meio Ambiente unimos forças para ajudar a fazer o bem e ficamos satisfeitos e  muito emocionados  com o quanto foi arrecadado e o coração fica alegre em poder ajudar a quem precisa”. 

Ao receber as doações, a diretora da Apae, Susney Jerônimo, agradeceu: “Uma doação como essa é fundamental para qualquer instituição, ainda mais numa época tão difícil como estamos vivendo e uma época de muito frio. A APAE só tem a agradecer aos policiais, agentes de segurança e a todos que contribuíram”. 

Na página 'Por uma Sacramento Melhor', sargento Edna, em nome da equipe envolvida, agradeceu o empenho de todos, mostrando sua satisfação pelo resultado da campanha. “Foi maravilhoso ver o brilho em cada olhar, a alegria e sorriso dos pequeninos e dos grandinhos das instituições que nos receberam de braços abertos. Essa foi nossa primeira campanha e foi um sucesso. Obrigado população que doou amor e carinho ao próximo. Mais uma vez muito obrigado”.