Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Paróquia Basílica movimenta praça com a culminância da CF 2017

Edição nº 1566 - 14 de Abril de 2017

A praça Getúlio Vargas foi palco de várias atividades na culminância do Projeto Vida  que, anualmente, durante as cinco semanas da Quaresma,  estuda e reflete os temas da  Campanha da Fraternidade (CF), que este ano tem como tema, “Biomas brasileiros e a defesa da vida”, e como lema, 'Cultivar e guardar a criação' (Gn 2.15). O evento realizado das 8 às 12h00, com transmissão ao vivo  pela Rádio Sacramento reuniu centenas de pessoas e diversos segmentos da sociedade para a sua parcela de conscientização.  A manhã do Projeto Vida foi abrilhantada por músicos, alunos de várias escolas, teatro, danças com diversas performances abordando a situação crítica dos biomas brasileiros, Amazônia, Caatinha, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal

 

“... somos filhos de Deus e devemos promover a vida”

A maior parte do município de Sacramento está dentro do bioma Cerrado e como a proposta da CF é Ver, Julgar e Agir, obviamente Sacramento deveria, pelo menos,  agir dentro de seu bioma e a forma como isso poderá ser feito, quem explica é o pároco da Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento, Pe. Jaime Ribeiro. “Toda a comunidade é convocada a se envolver nesse tipo de trabalho de conscientização promovido por estudantes, crianças e jovens, enfim por toda a sociedade. Como vivemos numa região rica de cerrado, temos, sim, não só nesse tempo da quaresma, mas cabe a nós no  decorrer da nossa caminhada a questão da preservação, da conscientização do nosso papel enquanto cidadãos colaboradores de nosso país e também do projeto de Deus. Acredito que,  após a Quaresma e  a Páscoa, que significa vida nova, nós tenhamos outros projetos no decorrer do ano no município, porque o tema da CF não é um tema para a Quaresma, mas para ser discutido e refletido durante todo o ano”, destacou.

Avaliando a vivência da comunidade católica dentro da igreja em relação ao tema da CF nos 40 dias, padre Jaime disse que, “além da parte religiosa, tivemos foco através das  orações e reflexões, para que tomemos consciência de que somos filhos de Deus e devemos promover a vida. Na verdade, essa Semana Santa que começa com o Domingo de Ramos só será santa se nós propusermos a sermos santos.  E ser santo é colaborar com Deus e sua criação, isto é, sempre em favor da vida”.

 

“Saúde envolve toda uma determinação social, política, econômica, ambiental”

Para o  médico sanitarista, Cristiano de Freitas Arantes, que é médico da Estratégica de Saúde da Família,  no bairro Cajuru,  o Projeto Vida foi uma excelente iniciativa, porque junto com os biomas brasileiros está o bioma humano. E, considerando que o projeto chega à etapa do Agir, explica a sua participação como médico.

“- A saúde deve ser vista num contexto muito mais amplo, do contexto de não ter doença. Saúde envolve toda uma determinação social, política, econômica, ambiental ou seja, ter saúde significa interagir em sociedade de forma harmônica, interação como meio ambiente, buscando ter qualidade de vida. E esse projeto é muito bom porque coloca a população pra sair de casa, sair da passividade, começar a interagir,  se relacionar com as pessoas e refletir sobre o que elas podem fazer para melhorar a sua saúde e a saúde da coletividade. Esse estar na praça, ao ar livre, interagindo, nos leva a pensar que saúde queremos para nós, a nossa família e a sociedade como um todo”.

 

“... nosso pensamento maior: vidas, meio ambiente e qualidade de vida. Um não existe sem o outro”.

A Polícia Militar  Meio Ambiente, que está sempre na frente, quando se fala em biomas,  participou da manhã da Vida na praça com conscientização,  distribuição de panfletos e de mudas frutíferas, ornamentais  e para reposição das áreas de preservação permanente.

 De acordo com o comandante Sgto. Anilton Silva Egídio, a importância do tema proposto pela CF e do projeto na cidade para a conscientização. “Biomas é vida, e nós da Polícia Militar trabalhamos com vidas que, num contexto geral nos faz  pensar na integração de meio ambiente e o ser humano, principalmente, na vida das pessoas e uma melhor qualidade de vida para todos. Esse é o nosso pensamento maior: vidas, meio ambiente e qualidade de vida. Um não existe sem o outro”.

 

“Não adianta ficar só falando dos biomas e os cuidados se não fazemos nada”

A catequese participou com produtos reciclados usando garrafas pet, latinhas de cerveja  e Maria Clara Aparecida Ribeiro, representado o grupo destaca:  “Para a maioria das pessoas garrafas, latinhas ao produtos acabados, mas é possível reaproveitar e fazer muitas  coisas e a reciclagem é uma forma de ação. Não adianta ficar só falando dos biomas e os cuidados se não fazemos nada. Se cada um fizer alguma coisa, podemos mudar o mundo e, mudar o mundo não quer dizer mudar o mundo em sua amplitude, mas o lugar onde vivemos”