Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Incêndio em canaviais deixa um rastro de prejuízo a produtores rurais e usinas

Edição nº 1586 - 01 de Setembro de 2017

A assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros de Uberaba divulgou, nessa segunda-feira 28, relatório mostrando as perdas que 11 fazendas da região tiveram após um incêndio de grandes proporções, ocorrido na noite do último dia 20 entre Conceição das Alagoas e Uberaba, quando foram destruídos cerca de 3 mil hectares de área em torno da MG-427, que liga os dois municípios. 

Conforme dados do relatório, houve a morte de duas vacas leiteiras, cinco garrotes, 20 galinhas, dois cachorros e quantidade não calculada de pássaros e pequenos animais além de répteis. O fogo destruiu dezenas de quilômetros de cercas, partes de residências, grade niveladora (implemento puxado por trator), trator Massey Ferguson 297, trator agrícola New Holland, trator Ford 6630, dois tratores John Deere 7505, um caminhão Ford Cargo 712, entre outros equipamentos agrícolas.

 O incêndio também destruiu áreas de pastagem, matas nativas, além de lavouras de  milho, sorgo, ninho indiano e ainda torres de telefonia, telecomunicação e de distribuição de energia elétrica (postes, cabos de energia, torres, subestações) e,  mais de 400 moradores de áreas rurais ficaram sem energia depois que as chamas danificaram a rede elétrica, segundo a Cemig.

 Os bombeiros registraram ainda os prejuízos em um posto de combustível da MG-427, proximidades de Conceição das Alagoas, onde houve perda de produtos perecíveis da loja de conveniência e equipamentos elétricos que foram perdidos ou danificados devido à queda de energia. Houve pânico no local, já que, segundo relatos de testemunhas, durante o incêndio várias pessoas se abrigaram em veículos para fugir das chamas.

Conforme as informações de testemunhas e bombeiros, foram mais de 10h de fogo, que começou por voltas das 15h e só foi controlado na madrugada de segunda-feira.  O fogo se espalhou impulsionado pelos fortes ventos. Em mais de 10h de incêndio, a MG-427 foi bloqueada pela polícia devido à falta de visibilidade provocada pela fumaça e palhas queimadas levadas pelo vento, que chegaram a Sacramento. 

Ainda de acordo com informações passadas no dia 22, pela assessoria de comunicação de uma das usinas – que preferiu manter o nome da empresa em sigilo –, a área atingida ultrapassa divisas estaduais, chegando a Itumbiara (GO), Igarapava, Ribeirão Preto e Sertãozinho (SP), além de Uberaba, Delta, Conceição das Alagoas, Campo Florido e Frutal.   As equipes de combate a incêndio das usinas na região de Delta e Conceição das Alagoas disponibilizaram 20 caminhões pipa, 15 carros de apoio e 50 homens para ajudar no combate às chamas.

A Prefeitura de Conceição emitiu nota se solidarizando com produtores e usina. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas.