Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

IMA inicia recadastramento obrigatório de produtores rurais

Edição nº 1589 - 22 de Setembro de 2017

O Instituo Mineiro de Agropecuária (IMA) iniciou nessa segunda-feira 18, a campanha de recadastramento dos criadores de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e equídeos. O recadastramento é obrigatório e deverá ser feito até 29 de dezembro. 

Para se recadastrar o criador deverá comparecer a uma unidade do IMA e apresentar cópia dos documentos pessoais, com os originais para conferência, e comprovante de endereço. O criador que não o fizer estará impedido de transitar com seus animais dentro e fora do estado, o que o impedirá de vender animais do seu plantel ou participar de eventos agropecuários.

No recadastramento, o criador irá confirmar, a localização de sua propriedade, que permanece na atividade, entre outros dados. A medida tem o objetivo de regularizar os dados dos criadores junto ao IMA, tendo em vista que muitos produtores deixaram a atividade, venderam seu rebanho e não comunicaram ao Instituto. Há também aqueles que já faleceram e os familiares não comunicaram ao IMA. 

O banco de dados do IMA possui atualmente cerca de 400 mil criadores cadastrados em todo o estado, 80% dos quais de bovinos. De acordo com o diretor-geral do IMA, Marcílio de Sousa Magalhães, essa situação abre brechas para fraudes de todas as ordens. 

Portal do Produtor - Além de regularizar sua situação perante o IMA o criador receberá, no recadastramento, uma senha para acesso gratuito ao Portal de Serviços do Produtor Rural, disponível no site do IMA – www.ima.mg.gov.br. Por meio do portal o produtor tem acesso a vários serviços do instituto como a emissão de guias e documentos oficiais, sem precisar ir pessoalmente a uma unidade.