Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Expogal 2017 dá prêmio aos campeões do 37º Torneio Leiteiro

Edição nº 1585 - 25 de Agosto de 2017

O Sindicato dos Produtores Rurais (SPR), em parceria com a Prefeitura de Sacramento, realizou com sucesso o 37º Torneio Leiteiro da Expogal, evento tradicional iniciado pelo médico e pecuarista Milton Skaff,  de saudosa memória, e um grupo de produtores, em 1978, ainda antes da inauguração do Parque de Exposição, 

que nasceu a partir do torneio. A vaca cruzada, Queixadinha, de Luciano Gonçalves Rodrigues, foi a Grande Campeã do torneio, com uma média diária de 53,707 kg, levou para a fazenda duas bezerras Girolando. Luciano recebeu o prêmio das mãos do prefeito Wesley De Santi de Melo, em festiva entrega de troféus com direito a banho de leite ao campeão. 

O Torneio 2017 contou com uma participação modesta de 14 animais, mas poderia contar com mais, reconhece o presidente do Sindicato, Hermógenes Vicente Ribeiro, justificando a falta de tempo para uma melhor preparação. “Início de mandato, muitos projetos para serem elaborados e colocados em prática atrasaram o lançamento do torneio, mesmo assim, apesar da crise porque passa o país, tivemos uma participação satisfatória com a presença de animais excelentes na produção de leite”, avaliou, ressaltando que o Torneio de 2018 seria lançado na entrega da premiação do torneio deste ano. 

Adiantando o que tem pensado para 2018, Hermógenes informou que o Torneio vai ser realizado concomitante com outros eventos voltados para o produtor rural. “Temos um bom projeto para encorpar o evento com ações voltadas para o produtor, um espaço de negócios, reunindo o Torneio Leiteiro, a Feira de Tourinhos, a Feira da Progenética, Exposição de Bovinos e Equinos,  e palestras”, informou.

 

O presidente destacou a participação de empresas ligadas à produção leiteira, premiando os produtores com prêmios que ultrapassaram os R$ 20 mil. Além desses brindes, a premiação principal aos proprietários dos animais classificados por categoria foi a seguinte: meia tonelada de ração para o terceiro lugar; uma tonelada, para o segundo lugar. Já os campeões por categoria ganharam cada um, uma bezerra Girolando (meio sangue), de seis meses, avaliada em R$ 3,5 mil. 


“É aqui que a pessoa vê que tem capacidade de produzir”, afirma Leandro

Para Leandro que ganha uma bezerra pela segunda vez, em entrevista ao ET, reconhece que esse tipo de premiação é muito bom, porque desperta e incentiva os produtores.  “O segredo é a gente planejar e organizar, preparar o animal de acordo com a sua capacidade de produção”, afirma, destacando a importância do torneio. 

“- É muito importante eventos como este para a classe rural. É aqui que a pessoa vê que tem capacidade de produzir. O maior incentivo nessas participações é ver que temos capacidade de melhorar e hoje conseguimos dobrar a produção, provando que conseguimos a nossa meta”, comentou Leandro.

Ainda de acordo com Leandro, é importante estabelecer a regularidade do torneio. “Eu que venho participando há alguns anos, tinha insegurança, porque até pouco tempo não sabia  se o torneio seria ou não realizado. Já aconteceu de a gente preparar o animal e  não realizarem o evento. Essa certeza de que vão realizar o torneio no próximo ano, na mesma data , com certeza terá uma participação e um média de produção muito maior”, reconhece. 

 

 O grande campeão, Luciano Gonçalves Rodrigues, que participou do torneio pela primeira vez, encharcado com o banho de leite que levou dos colegas, comemorou com a sua vaca ¾, Queixinha. “Estreei este ano no torneio e nem estava acreditando... Se Deus quiser ano que vem estarei aqui novamente. Foi muito gratificante o resultado, fiquei muito feliz”, festejou.   

 

 A premiação e troféus foram entregues no fim da tarde, na presença do prefeito Wesley De Santi de Melo, Presidente do Sindicato, Hermógenes Vicente Ribeiro, secretários de governo, empresários do ramo leiteiro e  vários expositores e produtores. 

 

“O agronegócio é a maior fonte de economia do município...”

Para o prefeito Wesley, que entregou a premiação ao Grande Campeão, é dever do município criar condições e oferecer oportunidades para os produtores. “O campo, o agronegócio é a maior fonte de economia do município. A produção de leite de Sacramento é grande, então, é importante a volta da Expogal para mostrar à sociedade o que nosso homem do campo produz. Claro que tudo que reinicia, começa timidamente, mas a participação foi boa. Os produtores gostam de mostrar seus produtos e com razão”, explica, destacando a exposição de bovinos e a comercialização de máquinas da Jhon Deere e New Holland. “Este ano esteve bom, mas para o próximo teremos um evento bem melhor, com mais atrações e um espaço maior de negócios”, prometeu.  

 

Nascente Embriões fazendo a diferença

Todas as bezerras da premiação do 37º Torneio Leiteiro pertenciam à empresa Nascente Embriões, do veterinário  Mozart José Ribeiro, que merece um destaque especial no evento, pois a campeã deste ano, na categoria novilha cruzada, Elizabete, com uma média diária 45,980 kg, de propriedade de Dênis Fabiano Afonso da Costa, foi o prêmio que o produtor recebeu em 2015. E as três vacas de propriedade de Leandro Roberto Araújo, que foram premiadas, duas delas, uma vaca pura e uma novilha cruzada, classificadas em 1º e 2º lugares, respectivamente, foram também adquiridas da Nascente Embriões.

 Mozart participou também da exposição de bovinos para comercialização. “Todos esses animais são provenientes de transferência de embrião, produção FIV (Fecundação in vitro), uma tecnologia de ponta, em que é feita a aspiração dos oócitos das doadoras na fazenda, depois no laboratório, em um ambiente semelhante ao útero da vaca, fazem a fecundação e, sete dias depois, os embriões são implantados numa barriga de aluguel, que pode ser uma vaca comercial. Tenho uma vaca que já produziu 80 bezerras. O pai dessas bezerras está nos Estados Unidos. As filhas são de alta genética, várias foram campeãs em muitos lugares...”, explicou, destacando que as bezerras da premiação foram adquiridas pelo Sindicato Rural em parceria com Laticínios Scala, Coasa e Sicoob.

 Para Mozart, Sacramento está no caminho certo no melhoramento genético, faltando agilizar um pouco mais. “Acredito que se houvesse uma constância de eventos como este aqui para apoiar quem traz, quem investe estimularia muito mais esse melhoramento, porque as pessoas vão vendo o sucesso do outro. Mesmo sem apoio do poder público, Sacramento dá conta de fazer eventos como esse aqui. Basta divulgar mais, porque o que vemos é que o rebanho está sendo melhorado. Apesar de tudo que passamos no país hoje, o produtor é incansável”, reconheceu. 

A estreia de Maria Eduarda na Expogal
A jovem Maria Eduarda Rodrigues, acadêmica de Veterinária na Uniube estreou na Expogal com seis vacas Girolando ¾ e se declara satisfeita. “Meu pai (Lucimar Rodrigues - Branco) e eu estamos trabalhando para termos um gado de qualidade, um nome para depois passarmos à comercialização”, diz, ao lado do veterinário,  Mozart Ribeiro que elogia o trabalho da jovem. 
“- É um gado de alto nível, melhorado geneticamente, produto de inseminação. Esse gado para a nossa região, de zero a dez, está no nível 7”, afirma Mozart, que é amigo da família desde quando fazia trabalho de extensão e atendia a fazenda ainda administrada pelo avô de Maria Eduarda, que hoje assumiu à frente, trilhando o mesmo caminho e trazendo seus conhecimentos. “Tenho certeza de que ela vai poder contribuir muito com o melhoramento genético do rebanho”, elogia o veterano
 Este ano, Maria Eduarda não quis participar do Torneio Leiteiro, mas garante que vai se preparar para o próximo evento. “Estou vindo pela primeira vez, pra ver como é, mas para o próximo ano pretendo participar. 
Além dos animais da Nascente Embriões e da Maria Eduarda, participação também do produtor Eduardo Cruvinel de Almeida, da fazenda Nova Suécia,  no município de Tapira, que participou com um boi Gir e uma bezerra  Girolando.
Veja mais fotos no anúncio do Sindicato dos Produtores.