Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cerimônias Cívicas marcam o 7 de Setembro na cidade

Edição nº 1587 - 8 de Setembro de 2017

A exemplo de seu primeiro mandato, o prefeito Wesley De Santi de Melo, resgata mais uma vez o desfile cívico do 7 de Setembro com a participação das escolas públicas e corporações militares, como a Banda do 4º BPM de Uberaba,  Militares de Sacramento, Tropa do Coronel Fernando Reis, de Araxá, Corpo de Bombeiros de Uberaba, Polícia Meio Ambiente, Suapi, Bombeiros Civis, Tropa Motorizada das Corporações, Tiro de Guerra de Araxá, Fanfarra da cidade de Conquista. 

Participação também dos alunos das escolas públicas municipais e estaduais:  Tio Tofe (Apae), Naná Kubitschek (Jaguara), Barão da Rifaina, Dr. João Cordeiro, Sílvia Vieira, Dona Maria Sant´Anna (Quenta Sol), Carolina Maria de Jesus,  Luiz Magnabosco,  Sinhana Borges, Cel. Júlio Borges (Jaguarinha),  Cel. José Afonso de Almeida, Dr. Djalma Afonso do Prado (Divisa) e também a participação das entidades: CAS padre Antonio Borges,  dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) Profª Nildes Moreira Camilo, Aparecida Loiola,  CAPS,  Assistência Social, Academia Viva e o Bethel Luz das Virtudes Filhas de Jó.

 

“Podemos dizer que estamos cumprindo nosso dever de cidadão”

Abrindo a solenidade, o prefeito Wesley De Santi destacou a importância  do resgate, lembrando que “no dia da Pátria, nada melhor do que comemorar esse dia com orgulho. Assistir com entusiasmo ao desfile das tropas, observar as crianças,  jovens e adultos  engajados nesse propósito cívico, de ética, cidadania, patriotismo e reflexão. Nós podemos dizer com tranqüilidade, que estamos cumprindo nosso dever de cidadão, porque existe uma vontade imensa de participação. (...)”, disse,  agradecendo sobremaneira a participação de todos.

O prefeito finalizou agradecendo a participação de todos no desfile e do público presente, almejando que, “este momento seja um comportamento diário, valorizando cada vez mais nossa cidade e nutrindo a esperança de um futuro de igualdade e democracia. Há 195 anos, o Brasil nascia como nação independente, e hoje podemos dizer que está nascendo em Sacramento o resgate dessa tradição cívica”. 

Ao final do desfile, ao deixar o palanque acompanhado da primeira dama, Maria Tereza Abrate Melo, responsável pela organização do desfile, disse ao ET que estava muito satisfeito e orgulhoso com tudo que viu. 

“- A gente fala muito em civismo e cidadania, mas temos que exercê-los e ensinar os nossos jovens a fazê-los. Foi gratificante ver a alegria dos participantes, das famílias. O resgate começa com esses pequenos passos, houve falhas, claro,  mas é um recomeço”, afirma, explicando que o desfile é realizado à tarde para poder trazer as tropas das cidades de Uberaba e Araxá que desfilam em suas cidades na parte da manhá. 

A diretora da EE Profissionalizante Carolina Maria de Jesus, Shirley Magnabosco, viveu a grande emoção de levar sua escola para desfilar já no primeiro ano de sua criação. “Como a escola é novíssima, completamos um ano no dia 4 de agosto, não esperava essa participação, mas mesmo assim conseguimos mobilizar a participação de nossos alunos, que desfilaram muito bem. Muitos queriam vir, mas não tínhamos como trazer a escola toda, devido ao expediente dos alunos no comércio local, por isso fizemos uma representação de cada curso”, justificou.

 

 A professora Luzia Maria do Nascimento, representando Carolina Maria de Jesus levou a bandeira da escola e foi só emoção, conforme revela: “Fiquei muito feliz e emocionada ao receber o convite. Sou a aluna mais velha da escola e vou levar a bandeira da Carolina Maria de Jesus”.