Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Censo Agropecuário inicia em 1º de outubro

Edição nº 1588 - 15 de Setembro de 2017

No dia 1º  outubro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciará o Censo Agropecuário 2017. 

O censo agropecuário, que tem a finalidade de obter informações sobre o universo  e realidade dos  estabelecimentos agropecuários do país, é realizado de dez em dez anos. 

Os dados, conforme o IBGE, se constituirão  na principal e mais completa investigação da estrutura e produção do setor primário, de sua inserção e relacionamento com os demais setores da economia.

Todos os estabelecimentos agropecuários do país – estimados em 5,3 milhões de propriedades pelo IBGE -, serão visitados por 18,8 mil recenseadores, do dia 1º de outubro de 2017 até 28 de fevereiro de 2018. 

Em Sacramento são mais de três mil propriedades, que serão visitadas por cinco recenseadores. 

Os resultados preliminares serão divulgados entre março e abril de 2018. e, de acordo com o IBGE, a “veracidade das informações fornecidas será fundamental para um diagnóstico correto” da situação da agropecuária. 

No censo Agropecuário, que é a mais completa investigação da estrutura e da produção agrícola, da pecuária, da silvicultura e da aquicultura no País,  será feito o levantamento dos dados nos estabelecimentos com atividades agropecuárias, florestais e aquícolas colhidas e/ou vendidas, bem como dos animais e do efetivo da lavoura permanente e da silvicultura. As informações prestadas pelo produtor são sigilosas. 

 

CMGE realiza primeira reunião em Sacramento 

Para este censo, Sacramento não terá escritório do IBGE na cidade,  o município é atendido pela Regional de Araxá, que abrange cinco municípios e conta com seis supervisores. . Sacramento terá cinco recenseadores e os supervisores que ficarão em Araxá  serão os responsáveis pela fiscalização. A informação foi dada ao ET, pela chefe da Regional do IBGE,  em Araxá,  Lorena Carla da Silva, que esteve na cidade em reunião com a Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), composta pelo prefeito Wesley De Sant de Melo; os vereadores Leandro Roberto de Araújo e Matheus Fonseca Bizinoto; o presidente do Sindicato Rural Hermógenes Vicente Ribeiro; o extensionista  da Emater,  Alisson Rodrigues de Jesus Souza, Leonardo Gobbo Ferreira Silva, da secretaria de Agricultura  e o secretário de Governo Carlos Antônio Rodrigues, todas elas pessoas com ligação com o meio rural. 

 Conforme Lorena, compete à CMGE, além das informações necessárias sobre o município e a divulgação  do  levantamento, dar total apoio e suporte aos recenseadores em caso de necessidade. Até o fim do censo que terá a duração de cinco meses, a comissão  terá mais duas reuniões uma em novembro e a último em janeiro ou início de fevereiro, para acompanharem a evolução dos dados preliminares.

De acordo com Lorena, o recenseamento é estritamente agropecuário e totalmente informatizado, com aplicativos que trazem o mapa e uma lista de todas as propriedades do município e, caberá ao pesquisador visitar todas elas, inclusive,  para se certificar se de fato são agropecuárias. 

Durante a pesquisa serão questionados área da propriedade, área plantada, tipo de culturas, tipos e total de animais (bovino, caprino, ovino, eqüino), enfim todo tipo de animal.

Pronta a pesquisa, os  dados serão enviados para a central. 

 

Recenseadores farão treinamento na próxima semana

Os recenseadores classificados no concurso estão sendo convocados para  o curso e treinamento na próxima semana. Em Sacramento foram classificados Márcio Donizete Raquel Rosa da Silveira,  Renato Gomes da Silva,  Idevaldo Borges Barbosa,  Juliene Cristina de Oliveira e outros candidatos, constam na lista como não eliminados: Cinthia Aparecida Miguel e Bruna Danielly Miguel.  

O Recenseador é a pessoa selecionada, contratada e treinada pelo IBGE para coletar os dados necessários à realização da pesquisa. Estará sob a coordenação de um supervisor que lhe fornecerá todo o material e as informações necessárias à execução de seu trabalho. 

O recenseador deverá se apresentar sempre  munido de crachá - credencial que identificará o recenseador como representante oficial do IBGE, de uso  obrigatório, estará usando um  DMC (Dispositivo Móvel de coleta), que é um  computador de mão, com a identificação do IBGE,   habilitado para registrar, armazenar e transmitir os dados coletados para o Banco de Dados do IBGE. Como se trata de um Censo Agropecuário, os recenseadores realizarão a pesquisa em área  predominantemente rurais. O critério a ser adotado pelos recenseadores será decidida durante o treinamento. Uma das exigências do IBGE, na ocasião do concurso é de que o candidato tivesse veiculo prórpio, carro ou moto.

De acordo com Lorena, as  propriedades agropecuárias e afins (madeireiras, batateiros, etc) situadas no perímetro urbana serão recenseadas pelo supervisor. 

Finalizando, Lorena alerta para a importância de produtores colaborarem com as informações e que tenham em mão os documentos da propriedade.