Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1595 - 03 de Novembro de 2017

Casal realiza I Encontro de Fuscas de Sacramento

Edição nº 1594 - 27 de Outubro de 2017

O Parque de Exposições Hugo Rodrigues da Cunha será palco do 1º Encontro de Fuscas de Sacramento. O evento é promovido pelo casal Erica Gaspar e Lincoln Batista, em comemoração ao aniversário do filho, Adrian, que completa três aninhos e é apaixonado por Fusca.
O 1º Encontro de Fuscas é mais que um encontro de veículos é também um evento solidário, pois toda a renda da portaria serão revertidas para a APAE, responsável pelo almoço no local, um brinquedo para as entidades que trabalham com crianças e o ingresso na portaria no valor de R$ 5,00, cuja renda será para Academia de Astronomia Camille Flammarion, que está sendo construída na fazenda Santa Maria.

Volks Wagen “carro do povo”
O Fusca, idealizado pelo austríaco Ferdinand Porsche, foi o primeiro modelo de automóvel fabricado pela companhia alemã, Volkswagen, que significa “carro do povo” e foi o carro mais vendido no mundo.
Foram mais de 21 milhões de unidades produzidas até 2003, quando o derradeiro besouro saiu de sua última linha de montagem, em Puebla, no México, fechando a casa de 21 529 464 unidades produzidas em todo o mundo.
A produção comercial do “besouro” da Volkswagen começou em 1945 e em 1947, portanto, há 70 anos, o Fusca passou a ser exportado e ganhou o mundo. O Fusca ainda hoje é o queridinho de muita gente.
O primeiro chegou ao Brasil importado em 1950 e, três anos depois, sua fabricação doméstica começou em São Paulo, onde a Volkswagen instalou sua primeira unidade, depois, a produção seria transferida para São Bernardo do Campo.
Inicialmente, o Fusca vinha importado todo desmontando em caixas, para montagem no Brasil. Só em 1959, o Fusca passou a ser oficialmente produzido no Brasil, com 54% de nacionalização de suas peças. Foram fabricados cerca de 3,3 milhões de Fuscas no Brasil, aproximadamente 16% do volume mundial.
A primeira unidade do carro montda no Brasil foi lançada no dia 3 de janeiro de 1959, com o nome Sedan. De acordo com informações da Volkswagen, naquele ano foram vendidas 8.406 unidades do carro. Mas nunca se vendeu tanto Fusca no Brasil como em 1974, a produção daquele ano foi de 239.393 unidades. (Fonte: Fusca Clube do Brasil e outras mídias)