Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Amir Jacób é reconhecido como um dos idealizadores da coroa do tricentenário de Na. Sa. Aparecida

Edição nº 1592 - 13 de Outubro de 2017

O historiador Amir Salomão Jacob entrará para os anais da história de Nossa Senhora Aparecida e do Santuário Nacional pelo reconhecimento de ser de sua autoria parte do projeto da Coroa Jubilar que vai ornar a imagem original a partir das festividades que marcam os 300 anos do encontro da imagem, celebradas neste 12 de Outubro. 

Conta a história que a imagem foi pescada no rio Paraíba do Sul, pelos pescadores, Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves. Primeiro o corpo foi pescado, depois, quando lançam a rede mais embaixo a cabeça aparece na rede. Desde então começam-se os terços recitados no rancho de Felipe Pedroso, as procissões e os milagres se sucederam...

Em entrevista ao ET, Salomão contou sua ideia. “Idealizei na Coroa da Padroeira do Brasil um pouquinho de terra de cada estado brasileiro, ou seja de levar para junto de Nossa Senhora Aparecida a porção de terra de seu vasto Império. Estou feliz e agradecido que tenham acatado a ideia”. 

O belíssimo design da coroa (veja foto ao lado) é de um outro autor.

Disse mais que só soube do reconhecimento através de um amigo,  Renan Luiz dos Reis, que ouviu a notícia através de rádio, em mensagem proferida pelo bispo de Adamantina (MG) Dom Darci, e comunicou com o amigo, parabenizando-o. 

“- Dr.Amir Salomão Jacob, que todos possam saber! Nesta segunda-feira 09/10/17, ouvindo Dom Darci, bispo de Adamantina (MG), pude me inteirar de um fato que, sinceramente, me emocionou e não poderia ser diferente”. Disse o bispo que grande parte do projeto e da ideia da Coroa Jubilar de Nossa Senhora Aparecida partiu de você, inclusive, com a sugestão de colocar na Coroa a terra de todos os estados brasileiros e mais o Distrito Federal. Que coisa inteligente e feliz. Mas, de você, ilustre amigo, só pode esperar este tipo de coisa e ações’’, elogiou Renan.

 Na sua página pessoal no Facebook, o escritor comemorou  o reconhecimento, revelando que foi convidado para a coroação ocorrida  nessa quarta-feira 11, mas preferiu participar da festa em Sacramento. “Recebi do arcebispo de Aparecida o convite para estar lá, mas preferi ficar com meu povo de Sacramento na procissão fluvial. Que seja tudo para honra e glória de Deus e louvor a Maria. Que seja para o bem do povo Brasileiro. Compartilho com todos (as) os (as) amigos (as) essa realização. Salve, mil vezes salve, Nossa Senhora Aparecida, coroada com a terra de todos os recantos do seu vasto Império!”.