Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Alto nível dos animais mostra sucesso da 8ª Copa Mangalarga Marchador

Edição nº 1589 - 22 de Setembro de 2017

Mais uma vez, o sucesso esteve presente também na 8ª Copa de Marcha Mangalarga Marchador,  evento que vem sendo promovido pelo Haras Zandonaide há oito anos, com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores da Cavalos Mangalarga Marchador (ABCCMM) e Núcleo do Triângulo Mineiro. Em pista o comando foi da empresa Topada Promoções e Eventos, sob a coordenação geral, do empresário e criador, Antônio Clarete Zandonaide e Thiago Zandonaide Pavanelli.

Entre as autoridades presentes na abertura do evento, na manhã de sábado 16, o prefeito Wesley De Santi de Melo, o vice-prefeito Osmar Trevisan Júnior (também criador de Mangalarga Marchador) e vereadores. “Este evento teve início durante meu primeiro mandato, cedendo não apenas o espaço, mas contribuindo também com a infraestrutura do local, dado, principalmente, a sua importância, um segmento do agronegócio que cresceu muito no município desde então. Gostaria de parabenizar o empresário, Clarete Zandonaide, criador pioneiro do manga-larga marchador e hoje um dos grandes do país, assim como a todos os criadores presentes e pessoas envolvidas”, saudou o prefeito. 

A Copa contou com a participação de 76 animais de diversos criadores da região, com destaque para os criadores sacramentanos, o anfitrião Clarete Zandonaide,  Murilo Borges Ribeiro, José Renato Marques e o filho, Victor Wanderley de Oliveira Marques e Osmar Trevisan Jr., Gustavo Cosin e Nelson Gonçalves da Silva.  O julgamento dos animais ficou a cargo dos juízes oficiais, Lucas Fernando Augusto e Plínio Augusto Coelho Amaral. 

Para Clarete Zandonaide, cada Copa de Marcha realizada na cidade é motivo de grande satisfação e alegria para todos os criadores da raça no município. Agradecendo a presença e participação de todos, entre os criadores presentes, peões, cavaleiros e amazona, com destaque à equipe do Haras Zandonaide e apresentadores do evento, ressaltou o empresário o alto nível do evento.

“- Sem eles não conseguiríamos chegar à 8ª Copa, são eles que levam o nome de Sacramento país a fora e isso para nós é uma satisfação muito grande. Embora o número de animais tenha diminuído, a qualidade cresceu muito. Vimos aqui animais extraordinários de sela, todos muito bem preparados, e isso dá um nível muito alto à exposição”,elogiou, agradecendo os apoios recebidos da Prefeitura,  Sindicato dos Produtores Rurais, COASA, IMA, Scala Rações, Laticínio Scala, Café Marques da Costa, Sak's, Posto Santo Antônio e Grupo Trevisan.  Destaque-se a presença sempre simpática da esposa de Clarete, a professora e escritora, Teresinha Gerolin Zandonaide, apoiando na organização e recepção dos visitantes. 

 O Haras Zandonaide participou com sete animais na pista, dos quais cinco foram premiados: o cavalo castrado jovem, Bitu HZ; Comentário HZ, campeão castrado (registro provisório); Babilônia HZ, reservada campeã, égua adulta; Boêmia, campeã potra júnior (com registro provisório); e Vitória HZ, 1º prêmio, égua adulta. 

Ao todo foram premiados 31 animais de criadores de Uberaba (9), Potirendaba/SP (3), Guaranésia/MG (1), Itaperuna/RJ (1), Uberlândia (1), Tijucas do Sul/PR (1), Santo Antonio da Alegria/SP (2), Unaí/MG (1), Delta/MG (3), Altinópolis (2), Cerqueira César/SP (1), Catalão/GO (1) e Sacramento (5).


Avaliações mais que positivas

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais e secretário da Agricultura e Pecuária do município, Hermógenes Vicente Ribeiro, com certeza, a Copa de Marcha na cidade, que já conta com diversos criadores, é um evento muito   importante. “A Copa mostra o potencial que já temos no nosso município, iniciado por Antonio Clarete, uma pessoa respeitada em nível nacional e que despertou outros criadores que estão investindo na raça e estão com animais de excelente qualidade, o que vem somar para o município, pois, realizarmos um evento com a qualidade que temos aqui, isso é muito bom', afirma. 

O empresário José Renato Marques e o filho Victor estrearam na competição com cinco animais. “Montamos o haras há cinco anos e temos uma parceria muito grande com o seu Clarete, que é uma pessoa conhecida nacionalmente. Temos que prestigiar um evento desses e, para mim, é uma alegria muito grande, uma realização pessoal, porque como todos sabem, meu pai gostava de cavalos e café e hoje posso homenageá-lo das duas formas. E, sem dúvida alguma, uma das melhores genéticas do Brasil está em nossa cidade. Para nós que estamos iniciando, isso é muito bom, porque as pessoas vêm, conhecem, nós conhecemos outros criadores e o evento se torna um local de negócios”, disse.

O árbitro da 8ª Copa de Mangalarga Marchador, Lucas Fernando Augusto, de Pinhalzinho (SP) é médico veterinário, que atua na área de odontologia equina, faz parte do quadro de arbitros da ABCCMM. Pela pela primeira vez em Sacramento,   elogiou o evento. 

“- Estou muito satisfeito com os resultados e qualidade dos animais. Sabemos que o Triângulo é uma região renomada pela seleção que os criadores vêm realizando e quando temos a oportunidade de vir para a região num evento desses é uma satisfação, porque sabemos que vamos encontrar animais de alto nível e aqui em Sacramento hoje, não foi diferente, encontramos muita qualidade na pista, uma disputa acirrada até o final da competição e os resultados foram a feitos nos detalhes.  Foi um campeonato de muita qualidade”, avaliou.

Verônica Souza Santos é a primeira amazona a participar da Copa de Marcha em Sacramento e com muito orgulho. “Tenho 24 anos e desde criança ando a cavalo, seguindo os passos de meu pai. Trabalho no Haras Calafate (Delta), gosto de participar de provas e já participei de várias competições, já conquistei vários prêmios”, revela, levando da 8ª Copa, mais três prêmios. 

Sobre a participação da amazona Verônica, uma mulher no meio de um universo machista, de acordo com o árbitro Lucas, isso não altera em nada o julgamento, informando que o número de mulheres em provas vem crescendo. “Hoje temos excelentes amazonas Brasil a fora, elas se apresentam tão bem quanto os cavaleiros e com isso só somam qualidade. A presença de mulheres em provas vêm crescendo e elas vem se destacando na apresentação dos animais no Brasil todo”, elogiou. 

 Contando com apoio da família, Clarete Zandonaide ao comemorar o sucesso de mais uma copa ao lado da esposa Teresa, agradeceu a participação de todos. “Este é o resultado de todas as exposições que participo e levo o nome de Sacramento”, reconheceu, destacando que somente no ano passado esteve presente em 14 campeonatos da raça.

O promotor do evento cedeu à APAE o direito de explorar as bebidas e a alimentação durante a realização do evento.