Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Alice Kohler expõe fotos na cidade

Edição nº 1587 - 8 de Setembro de 2017

Sacramento abriu suas portas entre os dias 4 a 6 de setembro para receber a exposição "Áfricas: Herero, Himba, Pokot e povos nômades", da fotógrafa internacional Alice Kohler. A exposição é a primeira realizada na cidade pela  Fundação Cultural de Uberaba (FCU) que dá os primeiros passos  para a reativação do Polo Cultural, um projeto que reunia as principais secretarias de Cultura da região com o objetivo de fortalecer a área cultural regional, criando integração e intercâmbio de cultura entre os municípios, até então paralisado.

A exposição na cidade foi realizada em parceria com a Câmara Municipal, Prefeitura e Instituto Madiba, presente no encerramento da bela exposição, na tarde do dia 6 último, na Casa da Cultura Sérgio Pacheco. Prestigiaram o evento o Professor Antônio Carlos Marques, presidente da FCU; o presidente da Câmara, Pedro Teodoro Rodrigues, a primeira dama, Maria Tereza Abrate, representando o prefeito Wesley; secretário de Cultura, Carlos Alberto Cerchi; a curadora Ruth Gobbo, alunos do Instituto Madibas e  apreciadores da arte. 

Para o presidente Antônio Carlos, o polo cultural vai baratear a  realização de eventos. “Cultura é fundamental na vida dos povos, mas infelizmente para muitos ela é colocada em último lugar. Em relação às verbas, a cultura além de receber a menor fatia, se o governo tiver que cortar gastos, a primeira verba que cortam é a da cultura”, comentou. 

Uma das propostas do polo, segundo o presidente, ‘‘é fortalecer esse polo cultural, no sentido de baratear as atividades culturais para as cidades, por exemplo,  trazendo um artista que faça um circuito cultural na região. O Brasil é muito rico em cultura, principalmente a cultura popular e o polo cultural vai ajudar a preservar essas manifestações populares que muitas vezes vêm dos nossos antepassados”, disse, completando: 

“Queremos mostrar todo o potencial da região com o retorno do Polo Cultural. Este projeto pretende trazer vantagens para todas as cidades participantes, pois com a união podemos, além de baratear serviços,  proporcionar um intercâmbio cultural cada vez mais significativo”, destaca o presidente.

Chamar atenção para a Cultura
O secretário de Cultura, Carlos Alberto Cerchi agradeceu à curadora Ruth Gobbo por brindar a cidade com esse intercâmbio. “Agradecemos por você ter valorizado, lembrado de Sacramento, abrir esse espaço e nos fazer lembrar da África, levando-nos a interessar culturalmente por este manancial de cores e cultura que é aquele continente, não somente no carnaval, mas investir mesmo na cultura desse povo. E não é por acaso que a África é berço da humanidade, porque ali foram descobertos os fósseis mais antigos do homem”, lembrou, destacando o bate papo do momento, como forma de exercer a cultura na sua forma mais bonita. “Esse debate, essa conversa é o estreitamento humano da cultura”.   
O vereador Pedro Teodoro Rodrigues de Resende, presidente da CMS, parceira na realização do evento, em entrevista ao ET, fala da importância da exposição como momento de reflexão.  
“- A exposição e esse dia de hoje nos remontam às nossas origens, muitas vezes esquecidas por nós brasileiros. E, ao olhar essas fotografias, vemos que apesar de o mundo ter desenvolvido  tanto tecnologicamente, ainda temos o sofrimento de muitos povos. Mas, a pesar das dificuldades que enfrentam, mostram a sua grande riqueza cultural, através da dança, da música”.
Sobre o Polo Cultural, Pedro considera a proposta de suma importância. “Essa integração cultural na nossa região vai ser muito importante, como já estamos percebendo hoje. Sem dúvida, a melhor forma de a gente alertar e desenvolver um povo,  é chamar a atenção para a cultura, porque a arte nos eleva a coisas superiores”, afirma destacando que a CMS está sempre aberta para apoiar os movimentos culturais na cidade.  
O  Polo Cultural...
O Polo Cultural (Pocultap) nasceu nos anos 90 e reuniu grande parte das secretarias de cultura da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, com a participação das  cidades de Uberaba, Uberlândia, Araxá, Patos de Minas, Patrocínio, Ibiá, Monte Carmelo, Douradoquara, Estrela do Sul, Ituiutaba, Cachoeira Dourada de Minas, Tupaciguara, Pratinha, Pedrinópolis, Santa Juliana, Nova Ponte, Carneirinho, Iturama, Itapagipe, Araguari, Frutal, São Gotardo, Canápolis, Capinópolis, dentre outras e outras.