Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

ACE oferece curso de Marketing a associados

Edição nº 1585 - 25 de Agosto de 2017

A Associação Comercial Empresarial ACE/CDL Sacramento realizou nessa terça-feira 22, uma oficina ministrada pelo consultor Sebrae Alessandro de Souza, abordando o tema,  'Como elaborar um Plano de Marketing'. A oficina teve como objetivo esclarecer empresários e colaboradores sobre a importância de desenvolver um plano de marketing e como ele pode auxiliar no crescimento e prosperidade da empresa.

De acordo com o consultor Alessandro, apesar de muitas pessoas entenderem marketing como propaganda, esta é apenas uma das ferramentas usadas pelo marketing. “Na realidade, o marketing está presente desde o atendimento ao cliente e na organização interna da empresa, até os meios para sua divulgação, é uma ferramenta de gestão que permite analisar o mercado, adaptando-se às suas constantes mudanças e identificando tendências, por isso também é necessário que o plano seja regulamente utilizado e atualizado”.

Na avaliação do consultor, muitas empresas em tempos difíceis fazem cortes numa ferramenta muito importante do marketing, que é a propaganda, o que pode ser um erro quando entende-se que nos períodos difíceis é maior a  necessidade dizer ao cliente: “Eu estou aqui e tenho o que você precisa”. É preciso entender que propaganda não deve ser mencionada como gasto e sim como investimento.

 De acordo com o presidente da ACE, João Paulo Zago, a oficina faz parte de uma parceria com  Sebrae, além de outros dois cursos já agendados para os dois próximos meses, abordando os temas: 'estratégia de comercialização' e 'elaboração de plano de vendas'. Zago aproveitou para e informar que a ACE contratou uma profissional na área de comunicação para “esclarecimento de dúvidas, direcionamento de estratégias e indicação de profissionais qualificados para o desenvolvimento das ações necessárias para cada empresa”.