Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

ACE homenageia empresários

Edição nº 1587 - 8 de Setembro de 2017

Noite de conquistas e reconhecimento, alegria e confraternização movimentou a noite do sábado 2,  no Pacheco's Buffet, para a entrega da maior honraria da Associação Comercial e Empresarial de Sacramento - ACE, o  Troféu Ângelo Crema aos  destaques empresariais do ano: Supermercado Renata,  Compumais Informática, Posto Santo Antônio,  Decolores Tintas,  Vale Turismo, Orquidário Santo Antônio, Juliana Silva Gomes, Divaldo Flávio da Costa,  Conagri Produtos Agropecuários eleitos através dos votos dos associados, além de uma homenagem especial ao Empresário do Ano,  Renzo Scalon. 

Ao expressar sua mensagem aos agraciados com o Troféu Ângelo Crema, o presidente da ACE, João Paulo Zago, justificou a tradicional cerimônia, como “uma forma de reconhecimento ao empresariado, buscando promover a importância e valorização do empreendedorismo e da união da classe”.

“- É inevitável iniciar minhas palavras sem mencionar a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento social e econômico de nossa cidade, estado e país. Ser empreendedor é vencer barreiras diárias, dedicar-se mais do que qualquer outra pessoa em nosso próprio negócio e superar sempre.

Vocês fazem parte disso, nós fazemos parte disso e nossas ações podem mudar e muito nossa classe e o meio em que estamos inseridos. 

Homenageados, vocês hoje, são exemplos de ações que foram vistas e escolhidas pelos demais associados por terem se destacado entre nós. O trabalho de vocês foi percebido e considerado destaque, por isso, orgulhem-se disso, de vocês, do trabalho que desenvolveram e do prêmio que hoje receberam”, afirmou.

Justificou o presidente que o Troféu Ângelo Crema é uma forma de mostrar o  reconhecimento da ACE às empresas e seus empresários, que movimentam a economia, geram emprego e crescem através da dedicação e empenho de seus proprietários”, afirmou, ressaltando: “Essa homenagem visa dar destaque não apenas ao trabalho dos empresários que administram essas empresas, como também reforçar a sua união, mostrando que eles são a ACE Sacramento”.

Destacou também o presidente que a escolha dos homenageados é feita pelos próprios associados. “Tudo isso através da voz do próprio associado, que tem o poder de votar em seus colegas empresários, também associados, e escolherem os destaques de cada ano, explicou, parabenizando cada um dos homenageados, estendendo seus agradecimentos aos colaboradores de cada empresa, familiares e amigos dos empresários ali presentes para os prestigiarem. 

 

Os homenageados...

* Destaque Empresarial Comércio - Supermercado Renata.  Empresa fundada em 1990, idealziada por  Rogério Bizinoto (in memorian) em sociedade com a irmã Renata e o  cunhado Cairon Mota, inicialmente num prédio alugado que foi adquirido um  ano depois e aos poucos foram aumentando o leque de produtos e de funcionários e conquistando mais e mais a clientela do bairro Perpétuo Socorro e adjacências e por fim  toda a cidade e região. Em 2012, o Renata inaugurou o novo prédio com amplas e modernas instalações.  
* Empresário do Ano:   Renzo Scalon. Proprietário da Spark Eletrônica, que nasceu de seu dom e gosto, que vem desde a infância, quando desmontava e remontava os brinquedos que ganhava.   A partir do ensino médio, partiu para cursos técnicos de eletrônica.   No mercado de trabalho, iniciou-se como eletricista para  terceiros, mas sem deixar de lado a sua produção, inicialmente, caseira. A partir do carregador de baterias veio ampliando o leque de produtos, e chegou à fonte automotiva. Em dezembro de 2009, nasceu a marca Spark Usina, que teve uma vertiginosa ascensão, hoje gerando mais de 60 empregos.
* Destaque Empresarial Prestação de Serviços: Compumais Informática. Empresa fundada em 2008, pelos jovens de Cesar Roberto Cardoso Borges e Rogério Vinícius de Melo, que ministrando cursos de informática e manutenção em computadores e, com a constatação de uma grande demanda na cidade, decidiram se especializar na automação comercial. A Compumais Informática oferece hoje vários serviços, tais como certificação digital, implantação de sistemas, venda de equipamentos e manutenção e conta com uma equipe especializada para atender,  com serviços de qualidade diferenciada, empresas da cidade e região.
 
* Destaque Empresarial Tradição: Posto Santo Antônio. Empresa fundada há 47 anos pelo empresário Jaime Eduardo Araújo, que iniciou a atividade em sociedade com o cunhado Luiz Magnabosco, alugando um posto. Em novembro de 1969, os sócios iniciaram a construção do prédio próprio, no bairro Santo Antônio, inaugurando em 26 de abril de 1970. A parceria com   a Petrobrás começou em 2011, uma fidelidade que faz a empresa uma das mais antigas e tradicionais representante na região. Em abril deste ano, Jaiminho Araújo inaugurou sua primeira filial, o  Posto Santo Antônio II, com serviços especializados para veículos de grande porte.
* Destaque Empresarial Microempresa: Decolores Tintas.  Empresa aberta em 2011 por Odair José Cândido, que é a consolidação de um sonho sonhado desde que iniciou a  profissão de  vendedor em empresas locais, quando apurou o gosto por vendas. “Minha vida é vender. Gosto do contato com as pessoas...”. Odair começou o negócio com 'cara e coragem', empregando o dinheiro da venda de um carro e o dinheiro do acerto numa empresa. As entregas eram feitas numa carretinha anexa a uma moto. Mas venceu. Após  um ano em prédio alugado, iniciou a construção da  sede própria da loja e hoje emprega sete funcionários.
 
* Destaque Empresarial Média Empresa/EPP: Vale Turismo. Empresa criada em julho de 2012, pelos irmãos Santana, César Roberto, Dênis e Fábio, graças à experiência adquirida com o trabalho de César e Dênis numa empresa de viagens, o que os ajudou na concretização do sonho de terem sua própria empresa. A Vale Turismo, que começou com um ônibus, hoje tem em sua garagem própria uma van e quatro carros grandes. Começando a renovar a frota, a empresa inicia adquirindo um ônibus LD (Low Driver) O crescimento da empresa demonstra e comprova  a grande capacidade empreendedora dos irmãos.
  
* Destaque Empresarial Micro Empreendedor Individual/MEI:  Orquidário Santo Antônio. Empresa fundada por Antônio Carlos Bizinoto (Toninho Bizinoto), que começou a desenvolver o gosto por orquídeas em 1975,  na fazenda Mumbuca, onde nasceu. Em 1982, em parceria com Ronaldo, trouxe o orquidário para a sua casa na cidade, lugar que se tornou ponto turístico, inclusive com registro na SETUR (Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais). A empresa hoje é também especializada em decoração de eventos diversos, não parando mais de crescer e hoje o Orquidário é referência em decoração na cidade.
* Destaque Empresarial Mulher: Juliana Silva Gomes. Fundadora da Many Mania, loja de modas, criada em 2008, depois de dez anos de vendas em sua própria casa. As vendas e a satisfação dos clientes cresceram tanto, que surgiu a necessidade de um espaço próprio, aberto na avenida Cel. José Afonso de Almeida, onde funciona há nove anos. No início, Juliana, que é natural de São Roque de Minas, e uma funcionária de meio período se alternavam nas vendas, hoje são cinco funcionárias e um espaço de moda de sucesso.
  
* Destaque Empresarial Jovem: Divaldo Flávio da Costa.  Proprietário da Franquia Ortobom na cidade, adquiriu a empresa depois de muito trabalho. Foram 12 anos numa única empresa galgando cargos na carreira,  desde o ofício de Office boy até chegar à gerência. Ao abrir a Ortobom, no início, continuou ainda por um ano no antigo emprego, à noite, até que passou a se dedicar às suas empresas: Ortobom, Anjos do Lar e a mais recente atividade, a venda de  produtos naturais. No seu depoimento revela que tem prazer em ganhar dinheiro em Sacramento, por isso sempre se recusou deixar a cidade. 
* Destaque Empresarial Conquista: Conagri Produtos Agropecuários. Empresa dirigida por José Anchieta Ferreira, ex-funcionário da Cooperativa Nacional Agro Industrial – Coonai, por 12 anos. Quando a cooperativa começou a terceirizar suas lojas, José Anchieta viu a oportunidade de comprar em sociedade a loja da cidade de Conquista. Um ano depois, já em prédio próprio,  comprou a parte da sociedade.    Com a proliferação  da cana na região, optou por ampliar os produtos, com  materiais de construção, madeireira e vidraçaria.  Hoje, Anchieta é proprietário de uma loja em Uberaba e uma em Araxá, em sociedade.