Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

29 casais participam do VI ‘Farol’

Edição nº 1578 - 7 de Julho de 2017

Vinte e nove casais, um deles da cidade de Conquista, participaram durante três dias, de 30/06 a 02/7, no Centro de Assistência Social (CAS) Pe. Antônio Borges, do VI Farol (Família Reunida em Oração Sob a Luz do Senhor). O evento coordenado pelo casal Arlete  Manzan Frois e  Wantuil Frois, teve a direção  espiritual do  vigário paroquial, Pe.  Vanildo Massaro de Brito e participação direta nos trabalhos de 11 equipes formadas por casais da Pastoral Familiar.

“- Contamos com a participação de 75 casais trabalhando no Farol nas mais diversas atividades: recepção, apoio, cozinha, copa, externa, espiritualidade... São momentos muito bons de união, trabalho em equipe, tudo em prol dos novos casais que passarão a fazer parte da Pastoral Familiar”, destaca Arlete, acrescentando que o Farol é um encontro de casais convidados pela Pastoral Familiar, que  tem hoje na cidade 16 grupos  muito atuantes. “Podem fazer o Farol, todo casal que seja casado no religioso, mesmo em segunda união ou união estável”, esclarece.

 Para Wantuil Fróis essa foi a segunda experiência que tiveram como coordenadores do Farol. “Mais uma vez foi muito bom, porque além de nós, os casais que trabalharam já conhecem a dinâmica do evento e isso facilita o trabalho de todos, com tudo se desenvolvendo da melhor forma possível”, avaliou.

 As palestras foram proferidas por pessoas convidadas, tais como o seminarista Victor Lacerda; os casais, Lúcia e Luís, Ederson e  Ivete de Uberaba;  e Rita, de Franca,  e casais sacramentanos, Marcelino e Andreia, Isan e Fabiana, Ézio e Marisete, Sílvia e Alexandre, Luiz Antonio e Gabriela, além dos próprios coordenadores, Arlete  e Wantuil. “E, para coroar, uma palestra proferida por monsenhor Valmir Ribeiro, idealizador do Farol”, lembrou Arlete.

As palestras, segundo a coordenadora são dividas de acordo com a espiritualidade, a vivência do casal e apresentado um norte de como será a atuação desses casais depois do encontro. “No caso dos 29 casas participantes, eles foram divididos em cinco grupos que, de agora em diante, vão caminhar com os casais da Pastoral Familiar”.

 Para o casal Arlete e Wantuil foi um encontro muito positivo. “Sentimos um grande interesse de todos. E, sobretudo, sentimos que eles ficaram muito empolgados com os momentos que viveram ali. E esse, sem dúvida, foi muito positivo, porque é um momento de espiritualidade tanto para os novos casais como para nós, já dentro da Pastoral”, reconhece Arlete, com Wantuil completando: “Não importa a faixa etária   dos casais ou tempo de vida de casados, a proposta da CNBB é de que a partir da preparação dos noivos, ela seja trabalhada de forma a encaminhar os casais para a Pastoral Familiar,  assim que contraírem matrimônio”, explica, lamentando a perniciosa propaganda do mundo externo no seio da família.

“- Enfrentar os desafios perniciosos por conta do mundo externo, como a violência, a TV, a internet e suas redes sociais trazendo, na verdade muitas coisas boas, mas, também, muita coisa negativa está difícil. A própria sociedade em si, nos obriga a viver reclusos. Não temos mais a liberdade que tínhamos antes, somos cheios de preocupações por conta de assaltos, roubos ou por deixar nossos filhos saírem com segurança, estamos sempre muito preocupados... E para nos defendermos nos tornamos reclusos, fechados por muros altos, cerca elétrica, concertina, alarme, enfim, não temos sossego para conduzir a nossa vida em paz e isso nos afeta... Sem falar da ausência de Deus, da espiritualidade na vida familiar, pais e filhos nos compromissos com a Igreja. Sobre tudo isso, o Farol nos guia, nos orienta e nos faz pensar juntos em busca de soluções, fazendo-nos viver melhor, muito melhor e mais felizes”, ressaltou.