Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Pe. Beltrame morou em Sacramento durante 11 anos

Edição nº 1545 - 18 de Novembro de 2016

Iniciou suas atividades missionárias e pastorais como professor no Seminário Menor de Pinheiro Marcado, no Rio Grande do Sul, passando também pelos Seminários São José, em Campinas e  Goiás. A partir de 1956, dedicou-se à pregação das Missões Populares, nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em 1965 e 1966, trabalhou no Serviço Social na Cáritas, da CNBB do Regional Sul III (Santa Catarina  e Rio Grande do Sul). Nos anos seguintes, de 1967 a 1970,  foi pregador de Retiros para Religiosos também na CRB Sul III e seguiu na atividade de pregador até 1975,  fora da CRB.
Em 1976, passou a fazer parte em definitivo da Província de São Paulo, onde se dedicou ao trabalho pastoral em diversas frentes como Igrejas e Paróquias; pregador de retiros, formador dos seminários e no atendimento aos romeiros no Santuário Nacional de Aparecida e foi também Superior da Comunidade do Jardim Paulistano, em São Paulo.
Beltrame de acordo com os colegas redentoristas, “homem de grande espiritualidade e muito dedicado à oração. Preparava com esmero suas pregações e retiros, dando assistência a diversos grupos e movimentos de Igreja. Procurava sempre estar atualizado, através de leituras e cursos esporádicos. Seu hobby predileto sempre foi a pintura”.
No dia 7 de agosto, Padre Valdemar Beltrame, participou do programa 'Fortes na Fé', na TV Aparecida,   contando a  sua história de vocação.  O programa pode ser visto no site: www.a12.com/tv-aparecida/multimidia/detalhes/fortes-na-fe-padre-valdemar-beltrame-conta-sua-historia-de-vocacao.

 

Obras e coleção de selos são doadas à cidade

Pe. Waldemar Beltrame, que residiu em Sacramento durante 11 anos, foi um dos últimos a deixar o Seminário do Santíssimo Redentor, na cidade. Amigo sempre muito querido de todos, ele não perdeu o vínculo com a cidade. Volta e meia vinha matar as saudades da terrinha e dos amigos, dos quais muitos guardam com carinho obras suas.
Padre Beltrame era, o que classificam de  pintor naif (autodidata), e fez a sua última exposição na cidade  em 2013, saguão do edifício Sílvio Crema. A exposição fazia parte de um sonho dele, deixar todas as suas obras em Sacramento, conforme explicou na época, Mariângela Zago, uma das organizadoras da exposição: “O objetivo, além de mostrar as obras, é comercializá-las na cidade. Pe. Beltrame quer que todo seu acervo fique em Sacramento. Ele diz que é a cidade de que ele mais gostou na vida e quis fazer mais uma exposição para vender os quadros”. E vendeu vários e aqueles que restaram distribuiu-os entre amigos e conhecidos.
 Mas antes, em 2011, o missionário presenteou a cidade com um rico acervo filatélico, com seis mil selos temáticos e uma coletânea de cópias ampliadas de suas pinturas, afirmando que após a sua morte os originais deverão ser doados à cidade, conforme testamento, segundo ele, lavrado em 13 de julho daquele ano.  O acervo filatélico e o documento foram entregues ao então  secretário de Cultura e Turismo, Amir Salomão Jacob, no Arquivo Público, onde foram guardados.
 Padre Beltrame deixa também inúmeros amigos na cidade, pessoas que cativou com suas sábias palavras, tão capazes de confortar corações.