Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Maçons comemoram o 15 de Novembro

Edição nº 1545 - 18 de Novembro de 2016

A loja Maçônica Acácia do Borá reuniu-se na manhã dessa terça-feira 15 para realizar uma cerimônia cívica em comemoração ao dia da Proclamação da República, 15 de Novembro de 1989, em o Brasil deixou de ser governado por um Rei para ser administrado por um Presidente da República. Marechal Deodoro da Fonseca, maçon que proclamou a República,  foi eleito o primeiro presidente do país. Participaram do evento as damas do Bethel Luz das Virtudes, as Filhas de Jó e representantes do bairro Maria Rosa, onde está localizada a loja.
Falando aos presentes, o  Venerável Ivan Rosa Gomides  enalteceu a importância  do 15 de Novembro para a maçonaria.
“- O Marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil que deixou esse legado de um país republicano, que hoje vemos sendo reestruturado pelo clamor do povo, de todos nós que fomos às ruas  pedir o fim da corrupção e mais seriedade com o nosso país, que carece de maçons ilustres como o foram, o próprio marechal Deodoro, Dom Pedro I, Bento Gonçalves, Barão do Rio Branco, Vinícius de Moraes e tantos outros que têm o dever de defender e lutar pela pátria, preservar e honrar todos os seus símbolos”, afirmou.
Prosseguindo, o venerável criticou o fato do currículo escolar não contemplar mais as matérias, Moral e Cívica e Organização Social e Política,  ‘‘para despertar nos jovens a verdadeira consciência do que é honrar a pátria”.

 

Homenagem à Banda Lira do Borá

Após o hasteamento das bandeiras, sob os acordes do Hino Nacional, executado pela banda Lira do Borá, sob a regência do maestro Paulo Constâncio da Silva Jr, o venerável Ivan Gomides homenageou aquela corporação musical pelos relevantes serviços prestados à comunidade, em especial à Loja Maçônica Acácia do Borá, onde sempre que convidada está presente para abrilhantar suas cerimônias cívicas e sociais.
“- A Loja Maçônica Acácia do Borá, em tributo e reconhecimento à doação, dedicação, zelo e serviços prestados para com a ordem maçônica e, principalmente, para  com a ARBLS Acácia do Borá nº 153, outorga à Banda Lira do Borá, na pessoa de seu maestro, Tenente Paulo Constâncio da Silva Jr, o Título Honorífico Rui da Matta Costa, uma das mais importantes honrarias da Loja”.