Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

CMS presta homenagem a mulheres

Edição nº 1511 - 1 de Abril de 2016

A Câmara Municipal de Sacramento homenageou nove mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, em sessão solene realizada no Paço Municipal, na noite do último dia 29, conforme indicação dos vereadores: Agnes Elizabete Vieira Silvano (vereador Luiz Alberto da Silva); Iara Maria de Araújo (Matheus Fonseca Bizinoto); Maria Bethânia Silva Melo (Rafael Scalon Cordeiro); Maria Brás Brigagão (Mário Luiz de Freitas); Maria Concebida Ribeiro Gomes (Leandro Roberto de Araujo); Maria Elena de Jesus (Pedro Teodoro Rodrigues de Resende); Meri Lúcia da Silva Rodrigues (Mateus de Paula Pereira), Monica Vieira Almeida (José Maria Sobrinho) e Ronize Flaviana Diniz Teles Bianchini (Cleber Rosa da Cunha) e Maria das Mercês Aparecida
Maluf Ribeiro (Mariléa Maluf), homenagem póstuma.

Criada pela Resolução nº 316, de 09/05/2011, que instituiu também o Dia de Reflexão sobre o Papel da Mulher na Sociedade, é de autoria do ex-vereador Carlos Alberto Cerchi, pioneiro na divulgação da escritora sacramentana Carolina Maria de Jesus que, se viva fosse, teria completado 101 anos no último dia 14/03. A Moção é outorgada sempre no mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8/3.
Presidida pelo vereador Mateus de Paula Pereira, acompanhado da primeira dama do Legislativo, Maria Isabel Paque inaugurou com o prefeito Bruno Scalon Cordeiro e ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges, as reformas implementadas na Sala de Reuniões Paulo da Graça Lima, a noite de homenagens foi prestigiada pelo prefeito Bruno Scalon Cordeiro, ex-prefeitos, José Alberto Bernardes Borges e Nobuhiro Karashima; promotor da Comarca de Araxá, Márcio de Oliveira Pereira; delegado titular de Sacramento, Rafael Jorge, familiares e amigos das homenageadas. Destaque para a primeira dama do Legislativo, Maria Isabel Pansani, mãe do vereador presidente Mateus de Paula Pereira.
Nos discursos, cada um dos vereadores enalteceram suas homenageadas justificando sua propositura. Interpretando o pensamento da casa, o vereador  Matheus Fonseca Bizinoto, na sua referência à patrona da moção, Carolina Maria de Jesus, afirmou que ela foi uma das personagens mais marcantes da história de nossa cidade. “Hoje, Sacramento, através dela se fez conhecida mundialmente. Os difíceis obstáculos superados por essa mulher serviram e ainda servem de motivos para que não cessem as homenagens a ela prestadas, a exemplo da Moção de Congratulação que leva o seu nome e tem como objetivo destacar e valorizar mulheres que se sobressaem  no seio de nossa sociedade, igualmente enfrentando inúmeras adversidades cotidianas”, frisou.
Discursaram ainda o prefeito Bruno Scalon Cordeiro e o ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges.
À homenageada, professora Mônica Vieira Almeida, coube o agradecimento em nome de todas, destacando que, “nunca imaginei que receberia tamanha honraria, que leva o nome de uma grande mulher que, não apenas escreveu ou falou; simplesmente, exemplificou através da humildade...”, disse e prosseguiu: “Não nos fazemos sozinhas. Muitos colocam peito e energia em nossos projetos de vida, por isso, hoje, só nos resta conjugar o verbo amar. Quando? Sempre. Distribuindo rosas e tirando espinhos, afinal a vida é um jardim e cabe a cada um de nós saber apreciá-lo e agradecer por tudo. Nesse  momento,  nosso  mais puro sentimento é a gratidão. Obrigada de coração em meu nome e de todas as homenageadas”.
A noite de homenagens foi abrilhantada pela dupla  Camila Rocha Rafael e o pianista Guilherme Kassabian.

 

Quem são as homenageadas...

Agnes Elisabete Vieira Silvano, sacramentana, filha de Acácio Vieira Pontes e Irma Silva Vieira, morou em Jaguara por 23 anos e, com a  aposentaria de seu esposo, Antônio Cesar Silvano,  a família se  mudou  para Sacramento,  em novembro de 1999. Entre 1989 a 1999, Agnes trabalhou na área de governança do Águas do Vale e Joy Hotelaria. Na cidade, ingressou na Casa da Amizade, ocupando o cargo de presidente em 2003/2004 e coordenadora assistente das casas da amizade do Rotary Clube do distrito 4770 na Gestão 2010/2011. É pessoa atuante nas  instituições filantrópicas como creches, asilo e voluntária no Instituto Scala, dentre outras. Viúva de Antônio Cesar Silvano.
Iara Maria de Araújo, sacramentana, filha de Clemente Vieira de Araújo e Thermutes Maria de Araujo, Por 21 anos Iara foi bancária no Banco de Crédito Rela de Minas Gerais, mas foi no Magistério que fez a diferença. Como pedagoga, por 32 anos se dedicou à Educação na escola EE Cel. José Afonso de Almeida, onde se aposentou. Paralelamente,  Iara desenvolveu vários trabalhos sociais na comunidade, como na formação do Conselho Tutelar, na diretoria da Casa do Menor Rosa da Matta e voluntária da paróquia, dentre outros. Filha carinhosa e extremada, Iara hoje, se dedica aos cuidados da mãe Thermutes, com 93 anos.  
Maria Bethania Silva Melo é sacramentana filha de Luiz Afonso de Mello (in memorian) e Conceição Aparecida Silva Melo, formada em Educação Física,  iniciou sua carreira como professora e técnica em Sacramento, em 1999. Depois de  passar por vários clubes de Minas Gerais e São Paulo e recusar  convites para atuar em Palmi e Nova Trento,  na Itália, em 2013, retornou à cidade natal, para a companhia do marido, Dr. Biro e da  filha Camila. Técnica Nível III pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Bethânia é vencedora e detentora de vários títulos com os  talentos que descobre e forma, algumas de destaque internacional, como Camila Brait e Elis Cristina, hoje na Suíça, dentre outras.
Maria Braz Brigagão, sacramentana, filha de João Braz e Maria Eudóxia, é viúva de José Brigagão, com quem teve os filhos, José Brigagão Jr, Jardel e Jairo. Maria, como é conhecida, mulher guerreira, que nunca se deixou abater pelas dificuldades, tornando-se  exemplo de esposa, mãe e avó dando  o melhor aos filhos, todos formados e gente de bem. Maria, mesmo em meio às lides diárias  sempre esteve pronta  para participar dos movimentos religiosos e pastorais e  a servir a quem quer que necessitasse. Mulher exemplo de trabalho. Comoomo bem definiu o vereador que a homenageou: “Maria Brigagão representa com muito louvor as mulheres sacramentanas”.
Maria Concebida Ribeiro Gomes é  sacramentana,  casada com o empresário Carlos Antônio Gomes, o “Carlão” do Varejão Primos,  há 17 anos. Pais de Gustavo, grande talento na música instrumental -  acordeon - graças ao esmero dos pais.  Criada na região dos Tatus, concluiu seus estudos na EM Júlio Borges, Jaguarinha. Aos 22 anos desembarca na cidade com Carlão e juntos colocam em prática seu empreendedorismo abrindo a empresa, Varejão Primos, há 20 anos. Mulher perseverante, batalhadora e companheira de todas as horas para a família, os amigos e funcionários.  Outra característica de Concebida é o grande coração que carrega, o que a faz estar sempre pronta para servir a quem necessita.
Maria Elena de Jesus é filha de Antônio Francisco Pereira (in memorian) e de Geny Pereira. Por cerca de 30 anos se dedicou ao magistério até se aposentar na EE. Coronel José Afonso de Almeida, mas sua história na educação passa também pelas escolas estaduais de Ibituruna (extinta),  Barão da Rifaina, Unipac e os colégios XX de Outubro e Rousseau. Paralelamente à educação, trabalhou como comunicadora na Rádio Sacramento e, atualmente, no jornal O Estado do Triângulo. No voluntarismo, atuou como vicentina, cereana, participou ativamente dos estudos do ECA/1990  até a criação do Conselho Tutelar, da criação do Conselho Municipal de Segurança Pública, membro do Codema e coordenadora do SindUTE, dentre outros.  Dedica seus cuidados à mãe e ao filho Antonio.
Meri Lúcia da Silva Rodrigues é  natural de Abadia dos Dourados (MG) mas sacramentana por título desde 1996. Casada com o médico Fernando Fernandes Rodrigues, pais de dois filhos, Alexandre e Maria Eduarda. Meri é psicóloga formada em Brasília e graduada em História pela UniAraxá. Como psicóloga, trabalhou na Apae por oito anos e como professora, nas escolas Tancredo Neves e Coronel. Mas sua história de vida é escrita também pelos trabalhos sociais como membro da diretoria da Casa Rosa da Matta e Lar São Vicente de Paulo, e nos encontros de casais, além de membro atuante na Casa da Amizade. Meri vem se destacando pelo voluntarismo  em prol da Santa Casa de Misericórdia.
Monica Vieira Almeida, filha de Franklin Vieira (in memorian) e de dona Alda, é casada com Vânio José Almeida, pais de duas filhas: Anna Flávia e Anna Júlia. A sua história passa pela família e pela educação, como professora de Geografia, que com um talento ímpar sempre buscou novas formas de ensinar a ciência da terra e dos povos, através de projetos pioneiros. Mais que isso, Mônica sempre foi atuante nas atividades escolares e brilhante no trato e convivência com alunos, colegas e demais servidores, o que lhe rendeu a eleição e reeleição como diretora da  EE Cel. José Afonso de Almeida, onde sempre trabalhou e faz um excelente trabalho.
Ronize Flaviana Diniz Teles Bianchini, natural de São Joaquim da Barra (SP), é advogada, formada pela Faculdade de Direito de Franca, especialista na área previdenciária, onde tem prestado um grande serviço à cidade.  Inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil nos estados de São Paulo e Minas Gerais, Ronize mantém escritório profissional em Sacramento.  Filha de Francisco Ferreira Teles e Maria Pires Diniz Teles, Ronize é casada com Cláudio Luis Bianchini, pais de dois filhos,  Marília e Pedro Paulo. Ao homenageá-la o autor da moção, enalteceu o papel da mulher, lembrando Margareth Tatcher: “Se você quer que digam algo, peça a um homem. Se você quer que façam algo, peça a uma mulher".