Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade realiza I Hora do Rap

Edição nº 1530 - 12 de agosto de 2016

Um grupo de voluntários, Renato Marques, Gabriel Dias e Alexandra Maria Pierucci idealizaram um evento para arrecadar alimentos para a Casa Doce Lar da Criança (Rodovia Antenor Duarte/Estrada da Gruta) e reuniram vários outros voluntários para a realização da I Batalha do Rap.
 O evento foi realizado no último sábado 6,  a partir das 13h, no Star Tattoo Studio, de Renato Marques, com uma grande galera prestigiando as inúmeras atrações: os rappers Toi& Dj Nenê, de Uberaba; Dj JH; Mr. Dark Blue Eyes; Banda Mercúrio; Artigo 23; Ernani Baraldi, de Rifaina, na Discotecagem e muito mais cultura com a declamação de poemas, sorteio de livros e de tatuagens e a grafitagem de Dênis Balduino, que dá mais detalhes do evento inédito na cidade, que teve como  ingresso um quilo de alimento não perecível.
De acordo com Dênis, o evento nasceu de um desejo antigo de uma galera que curte o estilo musical na cidade, como Renato Marques, do Star Tattoo Studio, Gabriel Dias e a Alexandra que pensaram num evento para arrecadar alimentos para a Casa Doce Lar da Criança, tendo como atrativo o sorteio de  tatuagens, várias apresentações musicais, recitações de poemas, a batalha de rimas (ou batalha de MC's) e um Graffitte.
“- Quando me contaram a ideia, fiquei muito empolgado, assumi a parte de criação do material de divulgação e já saímos contatando o pessoal. Alguns desacreditaram, mas a maioria abraçou a causa, como o já consolidado rapper Uberabens, Toi, e o  DJ Nenê, que promovem a "Batalha do Calçadão" em Uberaba há mais de 4 anos. Além de estarem presentes para fazer uma apresentação do evento, eles nos apoiaram muito,   conduziram a batalha e  garantiram uma vaga ao vencedor na Batalha de Uberaba”, informou Dênis.
A Hora do Rap - segundo Dênis -  reuniu os três melhores tatuadores de Sacramento: Renato Marques, que cedeu o local para o evento e uma tatuagem para o sorteio;  Wedder Allan, da Wed Tattoo Studio e Igor Reis, da Bolly 13 Tattoo,  que também doaram tatuagens para o  sorteio. E mais, a participação de João Jarnaldo e a Ana Zago que  interpretaram poemas do José Belisário Pereira e de José Pires de Lima, que doou  exemplares de seu livro, Rua da ladeira para sorteio.
Mais uma vez, o trabalho de grafitagem do chargista, Dênis Balduíno, foi aplaudido pelo público. “O tema escolhido para o Graffitte foi um desenho de um leão,  que eu havia feito ano passado, no meu caderno de rascunhos”, justificou, avaliando o encontro dos amantes do Rap. “Um excelente evento. A união faz a força. As crianças agradecem, nós agradecemos”.

 

Como surgiu o RAP

Rap é a abreviatura de três palavras inglesas, rhyme and poetry (rima e poesia), também traduzido por fala, discurso, falação de alguém quando se quer vender um produto. Este é o Rap dele, quer dizer, este é o discurso dele, sempre associado com ritmo e rima. Os cantores de rap são conhecidos como rappers ou MCs, abreviatura para 'Mestre de Cerimônias'.
O Rap desenvolveu-se tanto por dentro como por fora da cultura hip hop, e começou com as festas nas ruas,nos anos 1970 por jamaicanos e outros. Eles introduziam as grandes festas populares em grandes galpões, com a prática de ter um MC, que subia no palco junto ao DJ e animava a multidão, gritando e encorajando com as palavras de rimas, até que foi se formando o rap.
A origem do Rap veio da Jamaica, mais ou menos na década de 1960 quando surgiram os sistemas de som, que eram colocados nas ruas dos guetos jamaicanos para animar bailes. Esses bailes serviam de fundo para o discurso dos toasters, autênticos mestres de cerimônia que comentavam, nas suas intervenções, assuntos como a violência das favelas de Kingston e a situação política da Ilha, sem deixar de falar, é claro, de temas mais polêmicos, como sexo e drogas.
No início da década de 1970 muitos jovens jamaicanos foram obrigados a emigrar para os Estados Unidos, devido a uma crise econômica e social que se abateu sobre a ilha. E um em especial, o DJ jamaicano Kool Herc, introduziu em Nova Iorque a tradição dos sistemas de som e do canto falado e foi se espalhando e popularizando entre as classes mais pobres ate chegar a atingir a alta sociedade.na música, é extremamente fidedigna à improvisação poética sobre uma batida no tempo rápido e frequentemente só é acompanhada pelo som do baixo, ou sem acompanhamento.
Rap é um estilo musical raro em que o texto é mais importante que a linha melódica ou a parte harmônica; sendo um dos dois únicos estilos musicais da história da música ocidental em que o texto é mais importante que a música. O outro é o canto gregoriano, em que a música era uma monodia, homofônica, marcada pelo ritmo, e a melodia religiosamente não podia nunca sobressair o texto litúrgico.
O rap não usa melodias e motivos decorativos e harmônicos com arranjos elaborados dos insrumentos, mas vale-se somente em quão rápido o cantor narra a sua "fala" com muito pouca musicalidade, a exceção da marcação do baixo, adicionada a sua poesia.