Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

4º Grupo de Meio Ambiente de Sacramento tem 37 anos

Edição nº 1517 - 13 de Maio de 2016

O Policiamento Ambiental de Minas Gerais completou 50 anos, no dia 29 de abril. Historicamente, o Policiamento de Meio Ambiente remonta desde 1966, criado através do Decreto-Lei nº 9742, de 20/04/1966. No decorrer dos anos, recebeu várias denominações: Contingente de Vigilância Rural, Delegacia de Vigilância Rural, Delegacias Regionais de Vigilância Rural, Batalhão de Polícia Florestal, Companhia de Polícia Florestal, Companhia de Policia Militar Independente de Meio Ambiente  e Trânsito e o atual,  Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente. Os 50 anos da Polícia Ambiental mineira foram comemorados  em todo o Estado, com várias atividades de cunho ambiental, no sentido de divulgar a data.

 

PM Ambiental de Sacramento

A PM Ambiental de Sacramento chegou à cidade em 1979, graças a um trabalho do então prefeito interino, Luiz Rodrigues de Souza. No próximo dia 13 de junho, o 4º Grupo de PM Meio Ambiente de Sacramento completará 37 anos. 
Conforme informações do cabo PM Evandro Luiz de Oliveira, hoje na reserva, ao comandante local, Sgt. Anilton e Sgt. Alexandre, a Polícia Militar de Sacramento era subordinada ao Batalhão da Polícia Militar  de Patos de Minas, criado em  março de 1975.
“- Na época, o vice-prefeito Luiz Rodrigues de Souza, assumiu a Prefeitura de Sacramento por seis meses, em substituição ao então prefeito José Alberto. Em viagem a Patos de Minas, Luiz contatou o  comandante daquele Batalhão solicitando policiamento florestal em Sacramento.  Diante do pedido formal do prefeito da cidade, presume-se que  o comandante do Batalhão de Patos, determinou ao comandante de  Sacramento que criasse uma equipe de Policiamento Florestal, porém interna, isto é dentro do Pelotão da Policia Militar, com militares pertencentes ao Pelotão”, lembrou, Cb Evandro.
Prossegue, afirmando que a determinação foi cumprida e, no dia   13/06/1979, se apresentaram no Pelotão da Polícia Militar de Sacramento,  os militares Cb PM Ademar Firmino, Sd PM Iracy e Sd PM Evandro Luiz de Oliveira, para fundar o então Grupo de Polícia Fluvial, na Vila da UHE de Jaguara, com requerimento expedido pela CEMIG.

 

Sgt Ademir foi o primeiro comandante

De acordo com o relato de Evandro, na  época,  o Grupo de Polícia Fluvial atuava no rio Grande e áreas próximas a UHE de Jaguara,  inclusive executando Policiamento Ostensivo Geral, aquele em que os policiais a pé, ficam em pontos estratégicos da cidade,  para  uma maior proximidade e contato com a comunidade. No final de 1979, com a transferência do cabo Ademar Firmino, o comando do Grupo de Polícia Fluvial passou para o  cabo  Manoel Evangelista dos Santos.
Em 1981, após a criação  Batalhão de Policia Florestal (BPFlo), em 26 de agosto,  em Belo Horizonte, o Grupo de Policia Fluvial foi retirado da Vila da UHE de Jaguara e transferido para a cidade de Sacramento, passando a ser chamado de Grupo de Polícia Florestal e  subordinado agora à Policia Florestal e não mais ao Pelotão da Polícia Militar, e já como policiamento especializado.
O primeiro comandante do Grupo de Polícia Florestal, em Sacramento, foi o  3 º Sgt PM Ademir José Machado, que recebeu a primeira viatura do Grupo, um Jipe, lembrado muito pela população como Jipe da Florestal.  Sargento  Ademir  foi transferido para Uberaba em 1991, e sua vaga foi ocupada pelo  2º Sgt PM Luiz Carlos da Silva, que ficou na cidade dois anos, sendo substituído pelo  3º Sgt PM Celso Aparecido Brait, que ficou no cargo até 2010, quando passou para a reserva.  
Com a aposentadoria de sargento Brait, assumiu o comando do Grupo, o cabo  PM Alexandre Alves Pereira, até a chegada do 3º Sgt PM Denilcio Caldeira da Silva, que permaneceu na cidade  até  2015, quando também passou para a reserva. Desde então, o comando do 4º Grupo de Polícia Militar de Meio Ambiente está sob a responsabilidade do  3º Sgt PM Anilton da Silva Egidio. 
Destaque-se que desde 31/-8/2005, com a criação da Diretoria de Meio Ambiente e Transito (DMAT) foi alterada a nomenclatura de Polícia Florestal para Polícia Militar de Meio Ambiente.
Fonte: Comandante Sgt. Anilton e Sgt. Alexandre, através de informações do Cabo Evandro Luiz de Oliveira, policial da reserva desde 2003.