Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Noite cultural com o relançamento da obra “Cinderela Negra”

Edição nº 1487 - 16 de Outubro de 2015

A Editora Bertolucci e a Rede Brota Cerrado de Cultura e Agroecologia relançam nesta sexta-feira 16 o livro, “Cinderela Negra, a saga de Carolina Maria de Jesus”, escrita a quatro mãos por Robert M. Levine e José Carlos Sebe Bom Meihy, professor da Universidade de São Paulo (USP), que estará presente falando de seus trabalhos e autografando a obra.

De acordo com Maria de Fátima Fajardo Archanjo, presidente da Rede Brota Cerrado, o  livro lançado em 1996, marcou o ressurgimento de Carolina, atualizada no contexto da modernidade. Desde então, uma constelação temática se ampliou colocando a autora de Quarto de Despejo: diário de uma favelada como testemunha de uma experiência que se reparte em questões de gênero, da negritude, da migração e, sobretudo, da cultura popular como expressão relevante.

A provocação motivada pelo livro de Levine e Meihy fermenta também debates sobre a escrita, o papel dos intelectuais e da crítica literária brasileira. Valendo-se do frescor das narrativas de personagens que conviveram com Carolina, os autores trançam conhecimento histórico, habilidade narrativa e novidades temáticas. A republicação de Cinderela Negra torna-se pois leitura obrigatória para o entendimento de um Brasil que busca se esclarecer tomando como ponto de partida uma personalidade emblemática dos dilemas nacionais.

O relançamento da obra e a noite de autógrafos acontecem nesta sexta-feira, às 20h, na Casa da Cultura 'Sérgio Pacheco'.