Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Mamãe, quero nascer em Sacramento!

Edição nº 1467 - 30 de Maio de 2015

Com esse título, o médico vereador Pedro Teodoro Rodrigues lançou uma campanha pelas redes sociais em favor das gestantes, com o objetivo de buscar uma solução para a falta de especialistas na Santa Casa, o que obriga as parturientes a se deslocarem para outras cidades para realizar seus partos.

Há tempos a cidade enfrenta um grave problema: a exportação de gestantes para dar a luz em outras cidades. A cobrança tem sido constante na Câmara Municipal, sobretudo por Dr. Pedro, que agora lança a campanha, 'Mamãe quero nascer em Sacramento'. 

Ao justificar a campanha, disse o médico: “Estou indignado com a situação que está acontecendo na Santa Casa de Sacramento. Está faltando médico pediatra, anestesista e ortopedista. Os transtornos são grandes pela falta desses profissionais e, também, de ambulâncias com especialistas para dar suporte às famílias necessitadas de nossa cidade. Como vamos resolver este problema? Peço que as autoridades competentes tomem providências urgentes na resolução dessa situação”. 

A mensagem do médico vereador é seguida de um anúncio, pedindo manifestação da comunidade.

Sobre a campanha do médico vereador Pedro Teodoro, 'Mamãe, quero nascer em Sacramento', o prefeito Bruno Scalon Cordeiro, confirmou, através de sua assessoria de imprensa, que a falta de profissionais para a especialidade, realmente obriga parturientes a se deslocarem para outra cidade. 

“- A falta do profissional anestesista não é uma exclusividade de Sacramento, temos exemplos de cidades vizinhas que têm hospital e não tem feito cirurgias por falta desse profissional, ou se adequando pela falta dele. Quanto às gestantes: Aqui em Sacramento todas são atendidas pelos médicos da atenção básica até o nascimento de seus filhos. Nesse período que a Santa Casa não está executando esse serviço, temos feito a transferência de todas as usuárias do SUS, para terem seus partos na cidade de Uberaba, cidade referência. Até o momento, não foi recusado o atendimento, que é correto dentro do Sistema Único de Saúde”, respondeu.

De acordo com o prefeito Bruno, a Prefeitura tem envidado esforços para contratar esses profissionais, em falta no mercado de trabalho. “Uma força tarefa é realizada para trazer esses profissionais. O salário oferecido não é o obstáculo, no entanto, o tamanho da cidade e o número de cirurgias particulares que esses profissionais realizam aqui, não compensa. Por esse motivo, eles preferem os grandes centros para ter o sucesso financeiro em suas carreiras, o que também não estão errados”, argumentou.

A assessoria de imprensa finaliza, afirmando que “o secretário de Saúde, Adriano Magnabosco, conclama a população para o cidadão que tenha parentes ou amigos com especialidade médica e queira morar em Sacramento, que entre em contato na secretária de saúde ou com Juliano (Santa Casa) para que seja feita uma proposta de trabalho a este profissional”.