Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Mais de 200 cães já foram castrados na cidade

Edição nº 1456 - 13 Março 2015

Com objetivo de controlar a população canina na cidade, assim como as principais doenças dos cães de rua do município, o setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura criou em maio de 2013 o Plano de Fortalecimento de Vigilância em Saúde e contratou uma clínica veterinária para vacinar os cães de rua da cidade. 

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, a médica veterinária, Gabriela Jacob (foto), passa a ser responsabilidade da clínica: Castração; captura e transporte dos cães de rua em veículo apropriado, dentro do perímetro urbano; estrutura completa para cirurgia; internação pós-cirúrgica com medicação e alimentação adequada; atendimento de urgência/emergência; eutanásia (quando necessário); internação do animal por até 03 dias, se necessário, para estabilização do quadro clínico, incluindo fármacos utilizados; serviço de inumação (enterrar).  Ainda, do número de atendimento mensal, até 25 estão incluídos: vermifugação (se necessário) e tratamento somente para as seguintes doenças: Parvovirose, Cinomose e Erliquiose. 

De acordo com Gabriela, de maio de 2014 a fevereiro de 2015 foram realizados os seguintes procedimentos: 205 castrações, 34 atendimentos de urgência e emergência e nove eutanásias. 

Além dos procedimentos citados acima, paralelamente, a Zoonose  realiza o teste rápido DPP® Leishmaniose Visceral Canina em animais de rua. “O teste rápido DPP® Leishmaniose Visceral Canina é o único disponível no mercado atual, oferecendo o resultado em cerca de 15 minutos. Dispensa estrutura laboratorial e equipamentos, facilitando o uso no campo. Por ser um teste de triagem, permite que apenas os casos positivos sejam levados para confirmação, desonerando, desta forma, o laboratório”, afirma a diretora.