Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Instituto Madiba está em novo endereço

Edição nº 1463 - 01 Maio 2015

O Instituto Madiba, organização sem fins lucrativos, que visa despertar as pessoas para o compromisso com a cidadania e o de lutar por uma vida mais justa, humana e solidária em prol de um mundo melhor, envolvendo-as através de projetos que promovam a educação, está em novo endereço. Criado no ano passado, o Instituto Madiba administra o Instituto da Oportunidade Social (IOS), especializado na formação de jovens para o mercado de trabalho, que já formou quatro turmas, um total de 44 jovens, a maioria deles empregados ou em cursos superiores. 

As primeiras quatro turmas do IOS participavam das aulas em uma sala cedida pelo Instituto Scala. A partir deste ano, iniciando a 4ª turma, os alunos ganharam um novo e mais confortável espaço, dentro do Instituto Madiba. “Além de um espaço mais amplo, os alunos receberam também novos computadores (notebooks), salas para recepção, biblioteca, refeitório e um pequeno anfiteatro para palestras e apresentações”, mostrou aos repórteres, a presidenta do instituto, Marise Rezende Cerchi.

De acordo com Marise, um novo local tornou-se necessário diante dos projetos de cidadania desenvolvidos pelos alunos, que têm aulas também diariamente das 17h30 às 20h30. “A biblioteca, por exemplo, é resultado de um projeto desenvolvido por eles, desde a campanha para conseguir os livros, catalogação e empréstimo”, afirma, acrescentando que o IOS, desde o início, atende 11 jovens, mas a meta é aumentar o número de alunos beneficiados.

 Para participar do IOS, os jovens selecionados devem preencher vários critérios, dentre eles, frequência escolar, boas notas e estar dentro da renda per capta familiar até R$ 600,00, dentre outros. “A primeira seleção é feita pela direção das escolas públicas da cidade, que recebem 40 fichas de inscrição. A seguir, uma equipe do Instituto Madiba visita as residências para conhecer a realidade das famílias. Dos 40 apontados, 23 são escolhidos para o processo seletivo que aprova 11 alunos. Mas nossa meta é ir aos poucos aumentando o número de alunos” .     

Além da presidenta Marise Rezende Cerchi, compõem a diretoria do Instituto os membros: Rosana castanha (Diretora Administrativa), Maria Beatriz Silveira Melo (Diretora Financeira), Denise da Cunha Rezende e Eliana Ribeiro Pereira (tesoureiras) e Mauro José da Silva Júnior (Secretário). O Conselho Consultivo é composto por Deisy Silvana Paulino da Costa, Leodênis Paulo Fornazier, Marcel Scalon Cerchi e Telma Elisa Ribeiro Gomide e, o Conselho Fiscal, os membros efetivos,   Gabriela Pavanelli e Sebastião de Souza Campos e os suplentes, Sandra Alcântara e  Hermógenes Vicente Ribeiro.