Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

I Encontro Nacional de Dirigentes da OAB é marcado por importantes debates

Edição nº 1466 - 22 Maio 2015

O presidente da 116ª Subseção da OAB/Sacramento, José Rosa Camilo, acompanhado da esposa Nildes Moreira Camilo, representaram Sacramento no I Encontro  Nacional de Dirigentes da OAB, realizado em Uberlândia, de 13 a 16 de maio/2015. Com uma programação completamente tomada, os advogados presentes puderam participar de quatro dias de trabalhos, com várias palestras, oficinas e workshops abordando diversos temas.

De acordo com  presidente José Rosa, o evento  nacional, que reuniu mais de dois  mil advogados, estagiários e acadêmicos de Direito, além de autoridades representativas dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo de diversas áreas do poder constituído nacional,  debateu matérias jurídicas de vibrante atualidade, como reforma política, maioridade penal, desvios da filosofia e objetivos da execução penal, novo processo civil fraudes e crimes cibernéticos. 

Na tribuna, os mais expressivos nomes da advocacia nacional, dentre eles, o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coelho, que defendeu a urgência da reforma política e a necessidade de união contra a corrupção, assim como a defesa das prerrogativas profissionais dos advogados. 

“- Advocacia, garantias constitucionais, reforma política e outros grandes temas relevantes para o País guiarão nossos trabalhos no I Encontro Nacional de Dirigentes da OAB. Os assuntos possuem imensa atualidade e refletem a importância do advogado para o regime democrático”, afirmou Marcus Vinicius na abertura do evento. 

Comparando a luta de Tiradentes a dos advogados hoje, Vinícius afirmou que “Tiradentes, um dos ícones de Minas Gerais, batalhou até o fim de sua vida pelos ideais republicanos, assim como fazem hoje, cotidianamente, os advogados, protagonistas da democracia. O livre exercício da advocacia, essa profissão dedicada às causas da República, bem como a defesa dos valores democráticos, dependem diretamente da atuação de cada um de nós”. 

Uberlândia se tornou pólo jurídico entre os dias 13 a 16, porque além do I Encontro Nacional de Dirigentes de OABs, a cidade sediou outros três eventos, o IV Encontro Regional dos Advogados, I Encontro Jurídico Interinstitucional e o I Encontro Regional de Docentes de Ensino Jurídico, todos promovidos pela OAB Uberlândia, em parceria com a Seccional mineira (OAB/MG) e o Conselho Federal e que juntos levaram a Uberlândia mais de cinco mil visitantes, segundo os organizadore com um único objetivo: discutir questões jurídicas, institucionais, educacionais e políticas.