Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Guido Bilharinho e as Personalidades Uberabenses

Edição nº 1451 - 06 Fevereiro 2015

O advogado e escritor Guido Bilharinho lançou no dia 18 de dezembro, mais uma grande obra, o livro, 'Personalidades Uberabenses”, que se constitui de 55 biografias distribuídas em  600 páginas. Nela, Bilharinho reúne dados de uberabenses, natos e adotivos,  recuperando a memória de suas ações mais relevantes. O  livro focaliza desde o fundador de Uberaba, o membro da família Távora portuguesa, Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira, Major Eustáquio, a alguns intelectuais atuantes em Uberaba no século XX e inícios deste, a exemplo de Monsenhor Juvenal Arduini e Terezinha Hueb de Meneses, a única mulher biografada. 
Além de seus atos  mais importantes, o autor destaca destacar a produção intelectual e artística, isto é,  a sua contribuição na música, artes plásticas, literatura, direito, antropologia,  sociologia. 
A obra de 600 páginas traz além das bibliografias, mais de 50 fotos, incluídas as fotos panorâmicas da cidade na capa, de Carlos Roberto Moura; na primeira, Uberaba atual e na última, o mercado municipal, fotografado em 1950.
 No prefácio, destaca Bilharinho: “Aqui são elencadas aquelas que, ao nosso ver, tiveram um papel saliente no evolver da história de Uberaba e que por sua ação e atuação extrapolaram os limites profissionais acima da média das vivências, experiências e participações individuais, concorrendo para ampliar o universo cultural da comunidade para que sua História fosse mais rica, construtiva e relevante, deixando, nas áreas específicas em que exercitaram suas atividades, a marca e impulso do progresso e da grandeza de propósitos e de realizações. Além disso, a contribuição legadas por elas não só influiu sobre a sociedade do seu tempo como projetou-se no futuro’’.

 

As Personalidades Uberabenses 

Na relação das 55 biografias estão as personalidades, do século XIX,  Major Eustáquio (Fundador de Uberaba), Tristão de Castro, Vigário Silva, Padre Leandro,  Padre Zeferino, Capitão Domingos, Bernardo Guimarães (escritor  que passou a infância  em Uberaba),  Barão de Ponte Alta, Antônio Borges Sampaio, Des Genettes (fundador,  em 1874, do primeiro jornal impresso de Uberaba e do Brasil Central, jornal Paranaíba/Ecos do Sertão), Frei Eugênio, Senador Pena, Major Cesário, Casusa, Dr. Ludovice, Tobias Rosa, Crispiniano Tavares, Frederico Maurício Draenert, Atanásio Saltão,  João Teixeira Álvares. 

Personalidades do século XX: José de Oliveira Ferreira, Felício Buarque, João Augusto Chaves, Alexandre Barbosa, José Maria dos Reis, Hildebrando Pontes, Fidelis Reis, Rigoletto de Martino, Renato  Frateschi, Quintiliano Jardim, Orlando Ferreira (o Doca), Loreto Conti, Gabriel Toti, Leopoldino de Oliveira, Vítor de Carvalho Ramos, João Vilaça Júnior, João Henrique Vieira da Silva, Joubert de Carvalho, Reis Júnior, José Mendonça, Alberto Frateschi, Lúcio Mendonça, Edgard Rodrigues da Cunha, Mário Palmério, Válter Campos de Carvalho, José Soares Bilharinho, Monsenhor Juvenal Arduini, Hélvio Fantato, Edson Prata, Paulo Souza Lima, Lincoln Borges de Carvalho, Moacir Laterza, Ronaldo Cunha Campos, Geraldo Semenzato e Terezinha Hueb de Meneses, a única mulher biografada e que se destacou na educação,  nas letras como poetisa construtivista e articulista em vários jornais da cidade, chegando a ocupar a cadeira nº 27, na ALTM. Terezinha, que foi também ativista cultural. Faleceu em 2014, aos 75 anos.

 

O livro “Personalidades Uberabenses” pode ser adquirido por meio do e-mail, [email protected]