Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Dengue: Cidade conta com 60 casos confirmados e 153 suspeitos

Edição nº 1457 - 20 Março 2015

O tempo chuvoso tem deixado a população e os gestores apreensivos, devido ao aumento considerável dos casos de dengue nos últimos dias. Até a edição desta matéria 20, a cidade contava com 60 casos da doença  confirmados e 153 casos suspeitos. 

Para conter a proliferação, os trabalhos foram intensificados, inclusive com o 'fumacê', que mata o mosquito adulto, sobretudo nas áreas de maior incidência, mas ele não tem efeito nas larvas que eclodem na água limpa estagnada, onde o mosquito deixa os ovos. Cada mosquito pode botar até 450 ovos que podem eclodir até cinco anos depois.  Após a eclosão do ovo, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta leva de cinco a dez dias, seu tempo máximo de vida. Por isso, a eliminação de criadouros deve ser imediata.

 E aí fica a dica para cada um fazer a sua parte:  dê uma volta no seu quintal e verifique se há recipientes com água parada: sacos plásticos, latinhas, vidros, garrafas, brinquedos, etc. Verifique vasos de plantas, caixas d´água descobertas.  E, na passagem do  veículo fumacê   é bom deixar portas e janelas abertas, porém,  alimentos, gaiolas, água e comida dos animais de estimação devem ser protegidos ou trocados imediatamente.