Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PNJ prepara II Espaço Jaguara de Cafés Especiais

Edição nº 1430 - 05 Setembro 2014

Objetivando incrementar o cultivo e a produção de cafés especiais na região, os produtores Fernanda Maciel e Orlando Belotti, de Pedregulho, e a Borá Agropecuária, de Sacramento, realizarão em 23 de outubro, o II Espaço de Cafés Especiais, no Parque Náutico de Jaguara, evento que contará com  dois momentos distintos: primeiro, a formação e, na segunda parte, a comercialização de lotes de cafés especiais. 

O encontro de produtores de cafés terá a abertura às 9h, presidida pelo prefeito de Pedregulho, José Raimundo de Almeida Júnior, seguida de palestra proferida por  Maurício Miarelli, presidente da Cocapec e, de Carlos Brando, da Bayer, que abordará o tema, “O mercado de café atual e as perspectivas dos cafés especiais brasileiros”.

O segundo momento será destinado à comercialização de lotes de cafés especiais, que será precedida de mesa de provação de 20 amostras de cafés com alta pontuação, dentro da escala da BSCA (Brazil Specialty Coffee Association)  e, em seguida, acontecerá um leilão dos lotes, destinados a cafeterias nacionais e a expositores de cafés diferenciados. De acordo com o empresário, coordenador geral do evento,  Ivan Sebastião Barbosa Afonso, “o Sebrae-SP irá coordenar um Encontro de Relacionamento e Negócios, onde produtores convidados assentarão com compradores, para oferecer os lotes que possuem, dando início a um estratégico relacionamento, que poderá nortear os seus negócios futuros”, explica.

De acordo com Ivan Barbosa, o Espaço em Jaguara de Cafés Especiais, nesta sua segunda edição, “irá acontecer com muito mais interesse e força, pois teremos a participação do Dr. Miarelli,  Presidência da Cocapec, que trará as ideias do programa de cafés especiais que pretende implantar, nesta sua gestão e, a palestra de Carlos Brando, um dos mais renomados especialistas de mercado de cafés no Brasil, cuja conferência vai analisar o mercado, neste momento de grande volatilidade, decorrente da brutal seca que assolou o Brasil, neste verão e, ainda, falará sobre a sua visão das perspectivas dos cafés especiais brasileiros”, resume. 

“Outro ponto alto - adianta mais Barbosa -  acontecerá após o almoço, com o leilão de lotes de cafés finos, previamente provados, para a arrematação por exportadores e proprietários de cafeterias de cafés de qualidade, inovando a maneira de comercializar estes tipos de cafés”.  

Os produtores e compradores terão ainda o suporte técnico do Sebrae-SP, que desde a primeira edição apoia o evento. “O Sebrae vai coordenar esse encontro entre produtores e compradores, permitindo a oferta dos lotes de café e iniciando um relacionamento comercial que pode ser de grande utilidade para ambos. Estamos esperando a presença dos maiores compradores de cafés especiais do Brasil, e, à semelhança do I Espaço, quanto tivemos a visita de Isabela Raposeira, professora dos baristas brasileiros e proprietária de sofisticada cafeteria de São Paulo, para que a parte comercial do evento possa alcançar grande sucesso", finaliza o coordenador do evento, Ivan Barbosa.

Todas as informações sobre o II Espaço em Jaguara de Cafés Especiais poderão ser obtidas pelo telefone (34) 3351 9150.