Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Parque Náutico realiza II Espaço Jaguara de Cafés Especiais

Edição nº 1436 - 17 Outubro 2014

Cafeicultores de Sacramento e região reúnem-se nesta próxima quinta-feira, 23, no Parque Náutico de Jaguara para o II Espaço de Cafés Especiais. E, dando  sequência aos preparativos e planejamento do evento, o Prof. Ivan Sebastião Barbosa Afonso (foto), coordenador do encontro, esteve em Belo Horizonte, na Feira Internacional do Cafés, de 15 a 18 de setembro, onde pôde fazer os últimos contatos com os compradores de cafés finos, sejam cafeterias, sejam exportadores, para que possam vir ao encontro em Jaguara.

“- O interesse por cafés finos, este ano, está bastante significativo, pois os problemas climáticos ocorridos afetaram a qualidade dos grãos, enquanto o consumo aumentou mais de 10% no Brasil e no Mundo”, analisa o empresário, destacando no evento as palestras que serão proferidas: Maurício Miarelli, presidente da Cocapec, lançará as bases do Programa de Cafés Especiais da Cocapec, que influenciará  a Região de forma significativos nos próximos anos; e Carlos Brando, consultor de mercado de cafés, analisará o volátil mercado atual e abordará as perspectivas de cafés especiais nos próximos anos.

 O Espaço Jaguara de Cafés Especiais é uma iniciativa de um grupo de cafeicultores da região da Alto Mogiana que produz cafés especiais e até mesmo premiados em concursos regionais e nacionais, que resolveram envidar esforços, objetivando uma mais eficiente comercialização de sua produção. Baseado nesse suporte, informa Barbosa que diversas compradores de cafés finos já confirmaram a presença e estão sendo esperados bons negócios no leilão de cafés que será realizado no encontro.

Ivan Barbosa destaca um fato curioso que acontece com os produtores de café de nossa região, que produzem, em razão da altitude e de seus cuidados, cafés classificados como finos, gourmet, em face das circunstâncias, os seus lotes são comercializados como café commodities, não lhes agregando nenhum valor a mais. 

“- Buscando agregar mais valor ao seu produto, nossos cafeicultores se associaram com a empresa Mogiana - Assessoria de Cafés Especiais, de Pedregulho (SP), que tem nos seus quadros experientes técnicos, destacando-se Calixto Jorge e Julio Silva Ferreira, que idealizaram a realização do  Espaço Jaguara de Cafés Especiais” – explica mais Ivan Barbosa,  destacando o sucesso do primeiro encontro realizado em 2013 e com otimistas expectativas para o êxito deste segundo encontro.