Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Luiz Fernando é o novo presidente do Rotary Clube

Edição nº 1422 - 11 Julho 2014

Noite de festa rotariana, na segunda-feira, 7, para a posse dos novos presidentes, do Rotary Club,  Luiz Fernando de Oliveira (Barbacena); da Casa da Amizade, Maria Abadia Santos Sebastião e do Interact Club, Carlos Henrique Bizinoto Martins, respectivamente sucessores de Elizabeth De Block, Ana Maria Alves Siviere e Gabriel Araújo de Moura Leite. 

A reunião  festiva contou  com a presença dos governadores assistentes dos Rotaries Clubs e Casas da Amizade da área 11 (Araxá) Vívian Gonçalves Freitas Campos Borges e Ronaldo Campos Borges; coordenador distrital do Interact, o jovem Juracy Porfírio, do Alto Araguaia (MT);  familiares e amigos dos novos dirigentes, rotarianos e interactianos. 

Como é de praxe nas festas de posse, homenagens e trocas de presentes ent4re os presidentes saintes e aos novos empossados. E um dos pontos altos da noite foi a homenagem da presidente  Lize de Block que outorgou  o título Paul Harris ao  rotariano Rubensmar Martins Lobato (Tatu) que, a partir de agora passa a fazer parte também da diretoria da Casa da Amizade, ao lado da esposa,  Maria Lúcia, membro da Casa desde a sua fundação. E, a medalha de Safira, título conferido apenas àqueles já condecorados com o Paul Harris, foi outorgada a Eurípedes dos Reis Ferreira, incansável diretor do Banco de Cadeira de Rodas, há várias gestões. 

 

Os novos diretores

Compõem  a nova diretoria do Rotary Sacramento, com o presidente Luiz Fernando, os seguintes membros:   Fernando Fernandes Rodrigues, Eurípedes dos Reis Ferreira, Fábio Luiz Sebastião, Odiléia Zago Bizinoto, Ilio Borges de Araújo, José Cassimiro Filho e João Bosco dos Reis.  

Na diretoria da Casa da Amizade, com a presidente Maria Abadia, estão Maria Crema Mendes (vice-presidente), Maria Regina dos Santos Kondo e Margareth Santos Maluf (secretárias), Mery Lúcia Silva Rodrigues e Maria Lícia de Almeida (tesoureiras) e mais, Mara Mariano Primo, Maria Elizabete Silvano,  Maria Lúcia  Lobato e Rubensmar Martins Lobato. 

 

E, na  diretoria do Interact Club, com o presidente Carlos Henrique estão os jovens Gabriel Araújo de Moura Leite 


Gary Huang: “Juntos fazemos o mundo  brilhar”

Os presidentes Elizabeth De Block (Lize), Ana Maria Alves Siviere e Gabriel Araújo de Moura Leite encerraram as suas gestões sob o  lema, 'Viver Rotary, transformar vidas', com a certeza do dever cumprido.  Luiz Fernando,  Maria Abadia e Carlos Henrique assumem os cargos  se comprometendo com o novo lema, 2014/2015, 'Faça o Rotary brilhar', escolhido pelo presidente internacional  Gary Huang e apresentado aos governadores de distritos de todo o mundo,  na Assembleia Internacional, em San Diego.  

 

Para criar o lema, Huang espelhou-se em Confúcio, que  disse: 'É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão'. “Existem muitos problemas e muita gente precisando de ajuda no mundo. Muitas pessoas dizem que não podem fazer nada, e enquanto isso tudo fica na escuridão. Assim como Confúcio, o Rotary prefere acender a vela. Eu acendo uma, você acende outra e 1,2 milhão de rotarianos acendem as suas. juntos, fazemos o mundo brilhar", justificou, conclamando todos a fazer o Rotary brilhar através de projetos humanitários.

 

União e dedicação das companheiras mantêm atuante a Casa da Amizade

 Para  Ana Maria Alves Siviere, na sua terceira gestão como presidente da Casa da Amizade, o trabalho foi profícuo graças à união e dedicação das companheiras. “Nossos trabalho é pautado pela união e dedicação de todas e o total apoio do Rotary. A casa da Amizade tem como foco o trabalho filantrópico, enquanto o Rotary foca mais o companheirismo e um complementa o outro”, afirmou.

 

Expondo suas metas, Maria Abadia disse que vai dar continuidade aos projetos filantrópicos que já vêm sendo realizados desde muito tempo e, na sede do clube, continuar as reformas iniciadas, agora nos banheiros. Outra meta, segundo a nova presidente é criar o título Paul Harris para a Casa da Amizade, a exemplo do que ocorre no Rotary. Esse título consiste  na doação de mil dólares para a Fundação Rotária e é  destinado ao combate e erradicação da Poliomielite no mundo”.

 

Lize: “Viver Rotary como presidente foi  um tempo enriquecedor”

Lize De Block, rotariana há três anos, deixa a presidência com um bom trabalho, sobretudo na estrutura da sede própria. “Viver Rotary como presidente foi um tempo enriquecedor, pude conhecer a comunidade de Sacramento melhor, aumentar o círculo de amigos e, sobretudo, conhecer mais a fundo o Rotary Clube”, afirmou, citando três trabalhos, dentre tantos, que foram gratificantes:  Reativar o Interact, promover as melhorias na sede e o companheirismo. E destaca ainda o convívio saudável entre o Rotary, Casa da Amizade e sociedade. “Assim, estamos todos juntos em  prol de uma sociedade melhor”. 

Luiz Fernando de Oliveira entra com o compromisso junto  com os companheiros de fazer o Rotary brilhar, e tem a certeza de alcançar os objetivos, pelo compromissos rotarianos assumidos  há seis anos. “Juntos vamos estabelecer as metas para este ano, pretendendo não decepcionar, vivendo Rotary intensamente, cedo, à tarde e à noite, para atender a função social do Rotary, conseguindo  auxiliar os mais necessitados, as entidades e nos empenharmos para seguir com a metas do Rotary Internacional. Estou feliz pela confiança dos companheiros, além do fortalecimento do companheirismo, outra grande meta que queremos atingir nessa gestão”. 


Gabriel: “Reativamos o Interact com 40 jovens muito comprometidos”

Gabriel Araújo de Moura Leite, 16, deixa a presidência do Interact com a certeza do sucesso, pois conseguiu reativar o clube. “Nosso primeiro trabalho foi reativar o Interact e não foi fácil, foi um trabalho árduo para montar uma  equipe comprometida e atuante, mas no final foi muito gratificante,  pois reunimos 40 jovens realmente interactianos, muito comprometidos e deixamos a presidência com 45 jovens muito ativos”, afirmou.

Permanecendo no clube como como vice-presidente, afirmou que juntos vão continuar as metas propostas: campanha de agasalho e cuidados com o Bosque do Ipê. Emocionado, Gabriel agradeceu o apoio e compromisso dos interactianos e os coordenadores Ferrúcio Bonatti Melo, seu pai Joel Vilela de Moura Leite, e Odileia Zago Bizinoto. 

 

Já o novo presidente Carlos Henrique, 16, entra com o compromisso de dar continuidade aos trabalhos. “Gabriel foi brilhante, além de reativar o Interact, deixou-o entre os principais do distrito pelos projetos desenvolvidos e juntos vamos dar continuidade aos  projetos    e outros, com certeza virão, em prol de Sacramento”, finalizou.

 

Dos  visitantes, uma mensagem aos clubes sacramentanos

“Que os jovens sacramentanos , que são referência no nossos distrito, brilhem mais e faça do Interact um clube que brilhe mais não só em Sacramento, mas em todo o país. A galera de Sacramento faz a diferença”, disse o simpático jovem Juraci Porfírio, 17, estudante do primeiro ano de Engenharia Civil, que viajou 800 quilômetros para participar da posse dos colegas. 

“A nossa mensagem é a do nosso governador, de um trabalho profícuo com Sacramento sempre fez  ao longo de seus 24 anos de história. Desejo que eles continuem vivendo Rotary e transformando vidas, fazendo-o brilhar ainda mais, porque Rotary é uma continuidade de trabalho, todos trabalhando com o mesmo objetivo”, afirmou o Governador assistente Ronaldo Campos Borges. 

 

A governadora assistente, Vívian Gonçalves Freitas Campos Borges, também enalteceu o trabalho realizado pelas damas da Casa da Amizade. “A instituiçãoé um braço importante para o Rotary e desejo que ela continue nesse trabalho de comprometimento, sempre fiéis ao nosso lema maior que é, 'dar de si sem pensar em si', sempre  imbuídas do espírito de servir”.