Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Faltou empresário no I Encontro dos Empresários do Turismo de Sacramento

Edição nº 1432 - 19 Setembro 2014

Manuel Pedro Leal, presidente do Circuito dos Lagos e gestor do projeto, “Roteiro Turístico UAI Paulista”, com o apoio da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Sacramento e Prefeitura, esteve na cidade na segunda-feira, 15,  para o I Encontro dos Empresários do Setor de Turismo do Município para apresentação do  projeto que envolve 50 municípios, 34 do noroeste do Estado de São Paulo e 16 do Estado de Minas Gerais, na região do Alto Paranaíba/Triângulo Mineiro. 

O público alvo da reunião seriam os empresários dos setores de alimentação, hospedagem, locais com potenciais atrativos, promotores de eventos anuais e de outros serviços ligados direta e indiretamente ao turismo, que, uma vez cadastrados  no projeto, receberão o “Selo Uai Paulista”, que será divulgado em todo o país, mas apenas três empresários do setor prestigiaram o evento.  

Em entrevista ao ET, Manuel Pedro Leal lamentou a ausência do empresariado e destacou a união do empresariado no setor. “Nossa proposta é mostrar o projeto que envolve a Alta Mogiana  e buscar a adesão do setor, pois Turismo se faz com a união de todos, o que lhes garantirá o selo Uai Paulista, que vai gerar uma rede de opções de turismo nessa região”, explicou.

De acordo com Leal, “o Turismo está alicerçado em ter pilares: o poder público,  que garante a infraesturura com sinalização, estradas, limpeza nos acessos por exemplo para uma cachoeira; o segundo pilar é a comunidade, ela tem que acreditar,  entender e defender o turismo como negócio e, o terceiro pilar é aquele que é o dono do turismo, a classe empresarial. Se o empresariado não quiser, não terá turismo ativo no município”.

Reforçando a questão da união da classe, afirmou Leal que o empresário tem que querer e tem que haver uma união de esforços. “Um empresário sozinho não faz turismo. Vale ressaltar que o turista vai a algum lugar não em busca de uma  coisa, mas de várias e quer encontrar o que precisa: acessibilidade, local de hospedagem, diversidade de alimentação, bom atendimento,  locais de atendimento em geral e de  vendas de souvenires, ou seja, o turismo envolve, portanto, vários setores”, reforça.

 Falando sobre  adesão ao Uai Paulista, Leal informa que o custo é zero. “Não existe custo para adesão nem para a prefeitura nem para os empresários do turismo. A única exigência é respeitar as regras e uma delas é participar das oficinas de capacitação que vão prepará-lo para receber o turista e depois, é trabalhar”, afirma, prometendo que vai visitar os empresários. 

“- Se Maomé não vai à montanha, a montanha irá a Maomé, vamos traçar um plano e visitar os empresários”, disse, dirigindo-se ao atual secretário de Turismo do município, Adriano Magnabosco, que ao abrir a reunião falou da importância do turismo para o município, destacando as potencialidades a serem exploradas,  oportunidade de geração de emprego e renda. 

 

Empresários falam da expectativa

Rosalina Moreira Leal, Diretora de Turismo da Prefeitura de Igarapava, cidade paulista que lançou o seu roteiro, no último domingo, 14, durante a realização do 5º Cana Trail, promovido pelo Clube dos Trilheiros, afirma que sua cidade está animada com a adesão ao UAI Paulista. “A cidade está num crescente muito grande, com grandes expectativas.  E já demos o primeiro passa, fizemos o lançamento do Roteiro Trilha dos Canaviais, no evento que teve a participação de cerca de 200 trilheiros, que vão à cidade participar da trilha nos canaviais, uma festa que vem atraindo muito gente para a cidade. Este roteiro já faz parte do Roteiro Turístico Uai Paulista e, a partir de agora os trilheiros poderão fazer a trilha guiada”.

O jovem empresário Arthur Recidive, proprietário da Lamiró Empório Natural, que vem de larga experiência com Turismo em Florianópolis, tem grandes expectativas com o roteiro. “Vim  para Sacramento com essa ideia de investir no ramo do turismo, que sempre teve uma carência grande na cidade. É um projeto arrojado e de muita importância para toda a região e o interessante é que muitas cidades vizinhas já estão avançados nesse sentido. Aderi ao projeto e estou pronto para a capacitação e me adequar às normas. Uma iniciativa muito boa essa de um roteiro de turismo regionalizado”, elogia, e completa: “Fiquei esperando para saber o valor e quantas parcelas eu teria que pagar pela adesão  e para minha surpresa é tudo gratuito”.

O empresário Paulo Ramos, do Restaurante Portal, com 21 anos de experiência no ramo, sendo seis anos em Jaguara e 15 com o Portal, foi o único restaurante presente. Inaugurando em breve uma sede própria para o Portal, Ramos diz que gostou do projeto Uai Paulista e está pronto para a adesão. “Estamos aqui porque é uma ótima ideia e se Deus quiser vamos apoiar  e aderir.  Sacramento está precisando de um impulso no turismo, oferecer mais opções”.

A terceira empresária presente, Solange Graciano Gaspar, da Kits Pizzaria, também dará total apoio e adesão à iniciativa. “Estamos com a Kits há 22 anos e nesses anos todos sempre apoiamos iniciativas de turismo tomadas na cidade, até porque viemos de Araxá, uma cidade onde o turismo é bem desenvolvido e dinâmico. É um projeto importante e    esperamos que sirva para incrementar mais o turismo  em Sacramento”. 

Jair Dionísio Rhavi, presidente da ASAA e consultor do Circuito dos Lagos e que tem trabalhado na divulgação do Uai Paulista nos municípios envolvidos está satisfeito. “A ASAA já está no Uai Paulista, tanto que já participou de evento por Aramina, onde é filiada, agora vamos efetivamente fazer a adesão aqui e nos prepararmos para trabalhar . E, em todas as ações dessa proposta tão inovadora, que é para gerar renda, empregos e divisas para os municípios, vamos colaborar, divulgando e comercializando produtos de nossos artesãos. Mas estamos abertos para ajudar no que precisar e, uma de nossas propostas, e levar  as empresas de turismo de Sacramento até a  ASAA para discutirmos uma parceria legal”, afirma Rhavi.

 

A curiosidade é que o nome Rhaavi, na verdade, é uma sigla, que significa 'Reciclagem Humana Atitude Vital'. “Eu sou conhecido por Rhavi há 26 anos, o nome  veio de  um grupo que coletava materiais recicláveis, eu  passei a ajudá-los voluntariamente,  criamos o nome para o grupo e a sigla, e aí todos começaram a me chamar de Rhavi, não deu outra, o nome pegou”. 

 

 O que é o ‘Roteiro Turístico Uai Paulista’

O projeto Roteiro Turístico Uai Paulista é uma iniciativa do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (Sindifranca) para o fomento do turismo regional e de negócios com a implantação da 'Indicação de Procedência' (IP) do Calçado de Franca, visando a valorização e divulgação do patrimônio histórico, cultural e dos produtos turísticos das cidades do entorno do complexo calçadista. 

A IP do Calçado de Franca é a primeira da economia do Estado de São Paulo e a primeira de calçados do mundo. Mas, há milhares de exemplos espalhados pela Europa e algumas no Brasil. Entre os mais famosos estão o espumante da região de Champagne e o Brandy, na França; e o presunto da província de Parma, na Itália. No Brasil, exemplos  de IPs registradas estão o vinho do Vale dos Vinhedos (RS), a aguardente de Paraty (RJ), a carne bovina do Pampa Gaúcho (RS), o camarão da Costa Negra (PE) e o Queijo da Serra da Canastra (MG

O objetivo geral do projeto é organizar e operar o Roteiro Uai Paulista, como instrumento de promoção e consolidação do turismo regional e de negócios, no nordeste do Estado de São Paulo e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, por isso o Circuito Turístico dos Lagos, que já faz parte do Uai Paulista e a Amvale vêm trabalhando de forma a atender as demandas e preparar os municípios mineiros para o desenvolvimento do projeto.

 

O Roteiro Turístico Uai Paulista é apoiado e foi elaborado em parceria com várias instituições:  Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), Circuito Lagos, Comam (Consórcio de Municípios da Alta Mogiana), Uni-Facef (Centro Universitário de Franca),  Prefeitura de Franca, Senac, Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Sebrae, AMSC  (Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana), Governo de Minas, Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba) e Prefeitura de Uberaba.