Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Brigada 1 Sacramento promove curso de primeiros socorros

Edição nº 1429 - 29 Agosto 2014
  1.  

Neste final de semana, sábado, 30, e domingo, 31,,  a Brigada 1 Sacramento realiza o curso de Primeiros Socorros, com capacitação e treinamento e resgate aquático. O curso que será  ministrado pelo brigadista e socorrista Marcelo Ruggio Figueiredo, de Belo Horizonte, será realizado no Lar Solidário, das 8h às 18h. As aulas de resgate aquático acontecerão  na Academia Swim Center. 

O curso de Primeiros Socorros é apenas mais um curso, porque  a  Brigada 1 Sacramento – B1S, não para.  Nos dias 26 e 27 de julho, 2 e 3 de agosto a B1S mais um curso de formação de brigadistas e conta com seis novos membros. A novidade é que o curso  foi ministrado por Vanina Wetzel, a idealizadora da B1S estreando-se como instrutora de cursos. 

De acordo com Vanina,  a B1 Sacramento conta com 26 brigadistas voluntários e são constantes os trabalhos de combate a incêndios. “Sacramento tem queimada quase todos os dias, incêndios criminosos que muitas vezes são debelados e, no dia seguinte, queimam novamente. Principalmente na beira da rodovia”, destaca Vanina, acrescentando que “nosso último combate grande foi no Parque Nacional da Serra da Canastra, quando cinco brigadistas se deslocaram para lá e junto com bombeiros e brigadistas contratados conseguimos terminar com o incêndio”. 

A  Brigada 1 é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 2001, através da reunião de alguns voluntários interessados em contribuir na redução dos impactos ambientais gerados pelo mau uso do fogo. Em 2003, a B1 organizou-se como ONG,  em Belo Horizonte, ano em que iniciou seus trabalhos de combate voluntário a incêndios florestais na Região Metropolitana da capital. Atualmente a Brigada 1 conta com  três núcleos, Sacramento, São João Del Rei e Ouro Preto.