Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade realiza Semana e III Conferência do Meio Ambiente

Edição nº 1366 - 14 Junho 2013

 A Semana do Meio Ambiente culminou no último sábado com a III Conferência do Meio Ambiente. Com foco nos resíduos sólidos que será o tema da IV Conferência Nacional a realizar-se entre 24 a 27 de outubro, em Brasília. Pelas edições, Sacramento está atrasada uma conferência, que deveria ser realizada em 2008, uma vez que são realizadas a cada quatro anos. A segunda foi realizada em 2004, o que é criticado pelo atual secretário, Maurício Marques Scalon. 

“- Sacramento estagnou num período em relação às questões ambientais. Foram feitas ações pontuais que no entanto não atenderam as necessidades reais do município. Depois da II Conferência, a sociedade não  foi chamada para discutir as questões ambientais no município, isto é, não houve a III Conferência, que está sendo realizada agora com foco nos resíduos sólidos, o mesmo tema da Conferência Nacional”.

Destaca o secretário que a discussão sobre resíduos sólidos não acontece por acaso. “Essa discussão é de suma importância, porque até agosto de 2014, todos os municípios têm que acabar com os lixões, isto é, terão que adequar a destinação final do lixo produzido tanto doméstico quanto industrial. E haverá as questões legais, o Ministério Público vai cobrar, vai haver penalidades como a perda de recursos. Daí a importância dessa discussão na conferência municipal, que tem um aspecto muito importante na Educação Ambiental e a nossa expectativa é que essa conferência  nos traga um norte em relação à questão dos resíduos sólidos e traga propostas concretas e exeqüíveis”, disse mais.  

De acordo ainda Maurício, “o descaso do poder público é tão grande que no ano passado, os municípios não conseguiram projetos para viabilizar nem 10% das verbas disponíveis nos Ministérios de Meio Ambiente e das Cidades. Para receber verbas é necessário ter o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, que não é obrigatório por lei, mas sem ele não há como buscar recursos. Agora, os municípios têm que ter o   Plano Municipal de Saneamento Básico até o final do ano. E todo mundo está aí correndo para a sua elaboração”. 

As atividades da III Semana Ambiental começaram no dia 3,  com o recolhimento de embalagens de agrotóxicos descartadas por produtores rurais. Segundo o coordenador dos trabalhos, Weider Santana, da Fundação Triângulo de Pesquisa e Desenvolvimento, mais de 30 mil quilos de embalagens foram recolhidas em 2013 na região, um recorde. E o plantio de várias mudas de ipê  amarelo no entorno   do Centro de Apoio ao Produtor Rural.

Outras ações foram realizadas como a  arborização nos bairros Jardim das Oliveiras e Primavera; blitz educativa com a Polícia Ambiental em parceria com o Consórcio UHE Igarapava, com distribuição de mudas, sementes e artigos ecológicos confeccionados pela Associação de Sacramento de Artesãos e Artistas (Asaa); palestras sobre “Recolhimento  de Embalagens de Agrotóxicos”; Prevenção e Queimadas”; “Reciclagem” e oficina de artesanato coordenadas pela Asaa.

Na programação da Conferência, duas palestras. A primeira, abordando o tema “Impactos Ambientais e Educação Ambiental”,  proferida pelo professor Geraldo Alves Ribeira (UniAraxá) e a segunda, Produção e Consumo Sustentável e Geração de Emprego, Trabalho e Renda”, proferida pelo Professor Paulo Henrique Lopes Alves (Uniube).

Na Conferência, além das propostas apresentadas e a escolha de delegados para a Conferência Estadual,  foram eleitos os novos membros do Codema, composto por  representantes da sociedade civil organizada, do poder  público  (prefeitura, câmara e demais órgãos  públicos – Emater, IEF, etc).