Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Ruas do Residencial Flamboyant têm nomes de árvores

Edição n° 1340 - 14 Dezembro 2012

As 17 ruas do Residencial Flamboyant, loteamento que está sendo implantado no Alto da Ritinha, pela empresa G3 Empreendimentos Imobiliários Ltda., dos sócios proprietários, Carlos Roberto de Almeida, Roberto Abdanur e Sérgio Furtado de Sousa Júnior receberam  nomes de árvores da flora brasileira. O projeto, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, na última segunda-feira, 10, é de autoria do vereador Danylo Gonçalves Silva, aproveitando sugestão da coluna 'Boas Ideias', editada pelo ET.  

De acordo com os números das ruas, são estes os nomes aprovados no projeto de lei: 

Rua 1, avenida dos Flamboyant; Rua 2, rua Acácia; Rua 3, rua Bálsamo; Rua 4, rua Sucupira; Rua 5, rua Cedro; Rua 6, rua Mogno; Rua 7, rua Imbuia; Rua 8, rua Paineira; Rua 9, rua Sibipiruna; Rua 10, rua Peroba; Rua 11, rua Ipê; Rua 12, rua Aroeira; Rua 13, rua Magnólia; Rua 14, rua Angelim; Rua 15, rua Buriti; Rua 16, rua Mangueira e Rua 17, rua Jacarandá. 

Ao justificar o projeto de lei, Danylo falou da importância de se preservar o meio ambiente. “Evoco as ações que graçam por este país a fora em defesa do meio ambiente, particularmente à flora brasileira que, no último século, foi completamente devastada, a ponto de nos deixar, com menos de 5%  da imensa floresta tropical, conhecida como Mata Atlântica. Nos mesmos moldes de devastação, vai nosso rico cerrado, restando, no município de Sacramento, conforme informações do ciclo ambiental, também algo em torno de 5% apenas.

O projeto foi aprovado por unanimidade, com emenda do vereador Carlos Alberto Cerchi,  para se incluir na placa com o nome da rua, explicações sobre as características da planta, com intuito informativo e educativo. 

Através de ofício anexo ao PL, a empresa responsável pelo empreendimento, representada pelo sócio, Carlos Roberto de Almeida – Ximango, atestou a anuência de todos e a boa aceitação do projeto. “Recebemos, com satisfação, o projeto do vereador Danylo Gonçalves Silva e apoiamos imediatamente sua iniciativa. Temos que, sem desmerecer tantas personalidades que poderiam também ser merecedoras dessa homenagem, reconhecer que a iniciativa vem nos colocar de frente a uma luta incessante que o país inteiro assume nos dias de hoje, tal seja, a defesa de nosso meio ambiente. E, ao denominar as ruas do Residencial Flambolyant, com nomes de nossa flora, vamos, sem dúvida, estar dando essa contribuição como exemplo às futuras gerações”, reconheceu. O projeto é de fato inovador, e a natureza agradece.