Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

A "Arte & Linguagem" dos alunos do Coronel


Arte & Linguagem foi mais um projeto realizado na EE Cel. José Afonso de Almeida, sob a coordenação das professoras Maristela Borges Tura (Educação Artística), Walnilda Abadia Batista Vieira (Português), Andréia Barbosa Lima (História - Ensino Fundamental) e Maria Inês Borges Estevão (Geografia - Ensino Fundamental).

O projeto Arte & Linguagem contou com dois temas distintos: "Na natureza nada se cria nada se perde, tudo se transforma", para o Ensino Fundamental e " A Arte e a herança mística unindo todos os povos", para o Ensino Médio. No primeiro, foram mostrados trabalhos confeccionados com garrafas pet, jornais, caixas, latas, vidros, folhas e galhos secos, enfim, uma amostra das coisas que podem ser feitas com o que jogamos fora ou desprezamos.

No segundo tema, a arte mostrou o misticismo em trabalhos feitos com várias técnicas. Aos alunos do 1º Colegial coube toda a arte (máscaras) indígena, africana, egípcia, barroca, hindu (mandalas confeccionadas em CDs e vinil) topiaria e vitrais. Aos alunos dos 2ºs e 3ºs anos, coube a amostragem das crenças religiosas nos cinco continentes.

a mostra do Projeto Arte & Linguagem permaneceu aberta para visitação entre os dias 17 a 20, no Galpão Cultural da escola. O encerramento, no dia 20, contou com uma mostra sobre a África, com palestra proferida por Delcides Thiago (Cid), dança típica apresentada pela pedagoga Luzia Nascimento e apresentação de músicas afro-brasileiras pelos alunos de 8ª séries.