Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Hermógenes é reeleito para a quarta gestão do SPRS

Edição nº 1439 - 07 Novembro 2014

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento (SPRS) Hermógenes Vicente Ribeiro foi reeleito para mais um mandato, ao obter 408 votos  (75,9%) contra 129 dados à chapa 2, encabeçada por Célio Onézimo Barcelos, em eleição realizada na última segunda-feira, 3, na sede do sindicato. Dos 948 associados aptos a votar, 546 eleitores participaram do processo, com seis votos brancos e três nulos.

 Comemorando a vitória, Hermógenes agradeceu os votos, destacando a confiança dos eleitores em seu trabalho. “Graças a Deus isso vem confirmar a confiança que o produtor tem no trabalho da nossa diretoria, que esteve  sempre buscando fazer mais para o produtor e o sindicato”, ressalta, acrescentando que a nova diretoria vem  50% renovada. 

Para Hermógenes, a participação de mais uma chapa enriqueceu o processo eleitoral da classe dos produtores. “Foi muito importante a participação de mais uma chapa, com um processo eleitoral transcorrendo na maior tranquilidade, uma disputa   muito democrática, sem intrigas, o que demonstra o desenvolvimento da classe, com o produtor participando do processo e comparecendo para votar”. 

De acordo com o presidente Hermógenes, o Sindicato conta com pouco mais de mil associados em dia com suas anuidades,  cujo valor varia de acordo com a categoria do produtor – pequeno, médio e grande,  variando entre R$ 240,00  a R$ 788,00. “Essa anuidade é revertida em serviços para os associados através de convênios,  consultorias, parcerias, assessorias, palestras e serviços diversos”, informa, garantindo que a meta é sempre aprimorar o trabalho em prol da classe.

“- Agora com um grupo renovado novas ideias serão postas em prática, mas queremos a participação do produtor associado, através de sugestões e e reivindicações. A participação do produtor junto com a diretoria é muito importante e queremos trabalhar lado a lado com o  associado”, afirma.

Hermógenes destaca em sua nova gestão quatro prioridades: saúde, segurança, formação do produtor e diagnóstico das demandas rurais. 

“- Na Saúde, vamos ampliar os convênios com os planos de saúde para que o associado seja melhor assistido; na Segurança e Formação, vamos trabalhar para ampliar a atuação da polícia no meio rural, levando mais informação, orientação e formação para o produtor, através de encontros e cursos nas comunidades rurais. Além disso, vamos fazer um diagnóstico para saber as demandas dos associados”, ex plicou. 

O Sindicato emprega 15 profissionais que atuam na área da contabilidade rural, assessoria jurídica, assessoria ambiental, médico veterinário, laboratório para exames de brucelose e tuberculose, além de convênios com o Senar, Faemg, IMA, Unimed, faculdades, dentre outros. “Enfim, tudo o que o associado precisar para ele e para a propriedade, ele encontra no Sindicato”, finaliza o presidente reeleito.

A atual gestão do presidente Hermógenes encerra em 31 de dezembro e em seguida a posse.  

 

Célio Barcelos: ‘‘O importante é participar e ser democrático’’

Célio Onésimo Barcelos, candidato a presidente pela chapa 2, avalia que o importante é ser democrático, mas lamenta a desigualdade da campanha. “Com a máquina na mão, a Chapa 1 se beneficiou dessa vantagem, usando o Sindicato para fazer propaganda aqui dentro. Foram 24 membros ligando para todo associado, mandando mensagens. Para mim, foi uma disputa injusta”, afirmou Onésimo, lamentando não ter como provar. 
“- Não vamos ter como provar, mas pediam votos  aqui dentro do Sindicato, o que é proibido, mas daqui a três anos estaremos aqui de novo,  quem sabe disputando novamente. A  nossa candidatura foi legítima e democrática, pedimos votos na confiança e com lisura”, afirma, acrescentando que o Sindicato forneceu à chapa a relação dos associados com os endereços, mas não os telefones, que foram usados para fazer campanha. 
De acordo com Célio, o Sindicato tem condições de melhorar muito e oferecer mais serviços para o produtor e isso será cobrado. “O Sindicato beneficia o produtor, mas existe um nicho muito grande de serviços no mercado que ele pode oferecer à classe. E vamos passar os três próximos anos cobrando. E, daqui a três anos, se tudo der certo,  estaremos aí candidatando outra vez”. 
Fernando Ranuzzi, convidado para  presidir o processo eleitoral,  elogia a participação dos associados. “Apesar de não terem comparecido todos os associados aptos a votar, tivemos uma votação muito boa, muito expressiva, com o processo transcorrendo na maior tranquilidade. E espero que o produtor continue participando mais e mais desse processo, que é muito democrático”, avaliou.