Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Toninho Andrade assume Ministério da Agricultura

Edição nº 1354 - 20 Março 2013

O deputado federal Antônio Andrade, conhecido em Sacramento como Toninho Andrade (PMDB) é o novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), empossado pela presidente Dilma Rousseff,  no sábado 16. Na posse, presença de prefeitos e ou representantes de municípios das regiões de sua área de  atuação política de Andrade no estado de Minas Gerais são o Noroeste de Minas, Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Centro Oeste, dentre eles, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, colega de partido e de parlamento. 

 O novo ministro, Antônio Andrade, disse na segunda-feira que é possível expandir a produção agropecuária brasileira de maneira sustentável. “O Brasil é um dos poucos países onde dá para expandir a área plantada e a produção de forma sustentável. Conto com o apoio atuante do cooperativismo, da pesquisa e de toda a equipe de gestores e técnicos do Ministério da Agricultura”, afirmou.

Ao falar de políticas do ministério deu destaque à cadeia produtiva do leite na qual atua como produtor. "Uma das preocupações do ministério será investir no pequeno produtor de leite. É uma forma de fixar o homem no campo, que custa muito menos para o poder público do que o homem da cidade”, disse. 

Toninho Andrade foi  prefeito de Vazante (MG), deputado estadual três vezes e está no segundo mandato de deputado federal, atual presidente do PMDB mineiro,  já contribuiu e muito com a classe produtora no município e muitas outras obras, dentre elas,  a cobertura da quadra das escolas Coronel José Afonso de Almeida e da Escola Eurípedes Barsanulfo.

Antônio Andrade é natural de Patos de Minas (MG). Engenheiro civil e produtor rural, criador de gado gir leiteiro e girolando, entrou na vida pública em 1987, pelo PMDB, sigla pela qual se elegeu prefeito de Vazante, em Minas Gerais,  deputado estadual por três mandatos e cumpre o segundo mandato como deputado federal, onde preside a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

A aceitação do seu nome para o ministério foi aprovada por muitos segmentos ligados ao setor do agronegócio. A repercussão foi grande. 

 

Baguá: ‘‘Toninho Andrade foi um dos deputados que mais trouxe recursos para o município...

 

O ex-prefeito Wesley De Santi de Melo, Baguá, e amigo particular do deputado federal Toninho Andrade e militante do mesmo partido, PMDB, vendo com bons olhos sua indicação para o Ministério da Agricultura, disse que tem grandes expectativas. “Ficamos muito felizes com a indicação de seu nome para o ministério, porque sabemos que Toninho Andrade é uma pessoa experiente, foi prefeito, deputado estadual por três gestões e agora duas gestões como deputado federal. É presidente da Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva do Leite, titular da Comissão de Agricultura no Congresso e presidente da Comissão de Finanças e Tributação do Congresso Nacional. E mais, ele é produtor rural, um dos maiores tiradores de leite do noroeste mineiro e tem vários projeto, entre eles a luta contra o monopólio dos  fertilizantes  visando  a redução dos preços. Na nossa opinião,  a presidente Dilma fez uma boa escolha, deixou o ministério nas mãos de uma pessoa que é do meio, que entende do assunto”, avaliou o ex-prefeito que  

Baguá salientou também a importância dos laços de Toninho Andrade com a cidade. “Toninho, ao lado de Nárcio Rodrigues é um dos deputados que mais trouxe recursos para Sacramento. E nosso relacionamento é muito grande. Tenho certeza de que Toninho vai fazer um bom trabalho pela agricultura do Brasil e para Minas Gerais e, com relação à nossa região: noroeste de Minas, Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro acredito que será melhor ainda, pois agora ele tem a caneta às mãos”, afirma colocando-se à disposição para intermediações de benefícios, pela proximidade partidária e amizade. “Para o que  for necessário, estamos à disposição da região e do município para captação de recursos”, afirmou. 

Sobre o fato de Toninho ter pouco mais de um ano para  comandar o Ministério, Baguá afirma. “Um ano e meio é tempo o bastante para muita coisa, até porque ele como parlamentar tem muitos projetos e não tenho dúvidas de que ele vai ter êxito na condução de políticas para a agricultura, para dar melhores condições para o produtor rural, que sempre batalhou pela questão do leite, além de ser uma pessoa que sabe ouvi r e entende do assunto”, finalizou.