Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sindicato Rural homenageia produtores com Troféu José Pandó

Edição nº 1339 - 07 Dezembro 2012

O Sindicato dos Produtores Rurais realizou no dia 1º sua tradicional confraternização anual, reunindo cerca de 600  associados no Pacheco´s Buffet, com uma festa descontraída e alegre, como forma de agradecer pelos sucessos conquistados durante o ano. 

A confraternização deste ano veio com  uma novidade: o Troféu José Afonso Borges (José Pandó), produtor que liderou  a fundação da associação em 1958, entidade que se tornou o  hoje, atuante, Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento, e foi seu primeiro presidente, entre 1958 a 1963.

Jose Afonso Borges, o Jose Pandó como era mais conhecido, foi casado com a Sra. Alzira Chaer Borges com quem teve os filhos, José Rodrigues Borges, Edson Chaer, Rosalina Afonso de Andrade, Celma Afonso Rodrigues da Cunha, Plinio Afonso Chaer Borges, Maria do Carmo Chaer Borges e Arnaldo Chaer Borges.

O Troféu José Pandó com a mensagem, “O reconhecimento da classe produtora rural pelo seu desempenho no desenvolvimento do nosso município”,  será  outorgado, anualmente, como forma de reconhecimento ao trabalho de associados, ou não, mas que tenham contribuído com o desenvolvimento do agronegócio no município. 

O Troféu José Pandó, na sua primeira edição, nada mais justo que fosse entregue à família daquele que foi um dos pioneiros na defesa da classe.   A filha, Maria do Carmo Chaer Borges, recebeu o troféu em nome de toda a família. 

A homenagem estendeu-se também aos demais ex-presidentes: Antonio Rodrigues da Cunha Junior, o Moreno (21/07/1963 a 26/12/1984); Antonio Afonso De Almeida (26/12/1984 a 26/12/1990), de saudosa memória, representado pela esposa, a Profa. Maria Jose Vieira Afonso Almeida; e João Oswaldo Manzan, (26/12/1990 a 26/12/2005), que agradeceu as homenagens em nome dos agraciados.

Dentre os produtores e associados, três pessoas foram as primeiras homenageadas com o Troféu José Pandó, em três modalidades diferentes: 

- Produtor Tradição - Tercílio Bizinoto, proprietário da fazenda Mateira.

- Produtor Inovação - Celio Onézimo de Barcelos, proprietário da fazenda Nossa Senhora Aparecida, na região da Divisa

- Produtor Jovem - Nataniel Lima dos Santos,   proprietário da fazenda Tapera, na região das Sete Voltas. 

Encerrando as homenagens, o presidente do Sindicato, Hermógenes Vicente Ribeiro agradeceu aos associados, responsáveis pela existência da entidade, parabenizou e agradeceu aos familiares de José Pandó e disse que, a cada ano,  novas modalidades de atividades do agronegócio serão homenageadas.  E, já com o espírito natalino, desejou boas festas a todos. E aí a descontração foi total até altas horas, ao som de Renê de Paula e Banda.