Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Café sacramentano é premiado em concurso da Cocapec

Edição n° 1333 - 26 Outubro 2012

O produtor rural, Ivan Sebastião Barbosa, comemora a classificação de seu café em 5º lugar, no 9º Concurso Qualidade do Café da Alta Mogiana, edição 2012, promovido pela Cooperativa de Cafeicultores e Agropecua-ristas – Cocapec, que premia os cinco melhores lotes de café nas categorias, cereja descascado e natural .  

Realizado anualmente pela Cocapec, o concurso tem o objetivo de incentivar seus cooperados a produzir café arábica de alta qualidade, reforçando o reconhecimento da Alta Mogiana como fornecedora de cafés especiais e valorizando o “Senhor Café”. 

Produzido pela empresa Borá Agropecuária, na fazenda Rio das Velhas, de Ivan Barbosa, o café sacramentano foi classificado entre mais de 100 amostras da categoria, café natural. Os primeiros colocados foram  Luiz Gustavo Guimaraes Correa, de Cássia (1º); Hélvio Aparecido Jorge, de Pedregulho (2º); Rodolfo Salim Almeida Feres, de Pedregulho (3º) e Maurício Donizette Moscardini, de Cristais Paulista (4º). 

Na categoria cereja descascado foram premiados Eurípedes Alves Pereira, de Cássia (1º), CBI Agropecuá-ria,d e Franca (2º), Ailton José Rodrigues, de Pedregulho (3º), Nivaldo A. Rodrigues, de Pedregulho (4º) e, Mauri Van Rodrigues, também de Pedregulho (5º)

A cerimônia de premiação  aconteceu no dia 17/10 na cidade de Franca e contou  com o prestígio da diretoria da Cocapec, cooperados e autoridades locais, que foram brindados com uma palestra proferida por  Carlos Henrique Jorge Brando, da P&A Marketing Internacional, que falou sobre "Perspectivas da Cafeicultura Brasileira e Mundial".

 

Alta Mogiana produz um dos melhores cafés do país

 

A Alta Mogiana é uma das mais tradicionais regiões produtoras de café. Conhecida mundialmente por oferecer um produto de qualidade excepcional, produz o café arábica, bebida de corpo e acidez equilibrada, excelente doçura natural e fragrância caramelizada.

Atualmente, a Alta Mogiana tem uma produção média de mais de 1 milhão de sacas de café. E, cerca de 85% deste montante é formado por grãos de alta qualidade em virtude do relevo, altitude e temperatura - condições propícias ao seu cultivo. A dedicação do cafeicultor e as práticas executadas no parque cafeeiro da região permitem que o café seja exportado para vários países. 

A região é localizada num planalto, com altitude entre 800 a 1.200 metros, tem temperatura média anual de 19,5ºC, chuvas em torno de 1.700 mm/ano, distribuídas principalmente no verão, alternado com períodos secos no inverno. A área de atuação da cooperativa abrange 450 mil hectares e destes 50 mil são dedicados à cultura do café.

Com um trabalho sério pautado na doutrina cooperativista, a Cocapec, fundada em 1985,  conseguiu, promover o crescimento do agronegócio café na região. Nesta trajetória de sucesso, projetou o café da Alta Mogiana para o Brasil e o mundo. 

A Cocapec que começou com 300 associados, conta atualmente com cerca de dois mil, distribuídos nos núcleos: nas cidades mineiras de Claraval,  Capetinga e Ibiraci e na paulista, Pedregulho.