Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Prefeito quer Cocapec em Sacramento

Edição nº 1210 - 18 Junho 2010

João Alves Toleto Filho, Carlos Sato e Ricardo Lima de Andrade, respectivamente presidente e vice-diretor da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas – Cocapec, de Franca, atenderam convite do prefeito Wesley De Santi de Melo e estiveram em Sacramento na tarde dessa quarta-feira, 16,  para uma reunião com  cafeicultores do município. Participaram também da reunião, o secretário de Agricultura e Pecuária do município, Luiz Constantino Bizinoto; o presidente do Sindicato Rural, Hermógenes Vicente Ribeiro; gerente da Casemg/Uberaba, Cristina Teixeira, gerente da Casemg/Uberaba; ex-presidente da Associação dos Cafeicultores de Sacramento, Jaime Eduardo Araújo e mais 60 produtores rurais do município.

“- O prefeito Baguá nos fez uma visita recentemente solicitando nossa vinda a Sacramento para estudarmos a possibilidade de atuação da Cocapec neste município e na região. Contatamos nossos associados daqui, que  hoje são dez cafeicultores,  recebemos da Emater todas as informações do potencial produtivo da município, o que  facilitou a reunião com a diretoria da cooperativa”, justificou o presidente João Alves.

De acordo com o presidente, Sacramento possui condições favoravelmente ecológicas, climáticas e de solo para a cultura do café, além do interesse do prefeito.  “Essa iniciativa do prefeito mostra que ele conseguiu enxergar que a cooperativa é uma grande fonte de riqueza para a região, receita para a Prefeitura e para o todo o comércio. Ele conseguiu entender isto e isso facilita ainda mais a prática de uma cafeicultura sustentável, que seja economicamente viável, socialmente justa e que propague o respeito ao meio ambiente”, afirmou o presidente.

Destacando a importância do café na economia e o papel da cooperativa, através de um trabalho coordenado por uma equipe profissional, com a função de servir igualmente aos pequenos, médios e grandes produtores, o prefeito Wesley informou que o seu governo produziu e distribuiu no ano passado, 100 mil mudas. “Mas se for preciso o município poderá produzir, 200, 300 mil mudas a preço de custo”, disse.

O cafeicultor Jose Walter, presente à reunião, é um dos produtores que  está migrando da área de grãos para o café. “Tudo está dificil na agricultura, mas neste segmento novo há grandes Cooperativas que apoiam os produtores, como o caso da Cocapec que, sozinha reecebe e comercializa quase 2% da produção mundial e com isto todos independente do tamanho ficam grandes, pensam grandes e nao ficam expostos as garras das multinacionais, como ocorrem com a soja e o milho.Com a determinação do sr prefeito e toda a equipe da secretaria da Agricultura, Sacramento voltará a ser um grande polo de café’’, disse.

 

Região produz o melhor café do mundo

 

No final da reunião, ficou deliberada a vinda de um técnico para atuar na região de Sacramento e que fará um trabalho de expansão da cultura e de atendimento aos futuros cooperados e aos já existentes. Além disto, ficou também agendada uma visita dos cafeicultores à sede em Franca, para conhecer todo o trabalho e facilitar a adesão à cooperativa. 

 A Cocapec  tem capacidade para armazenar 450 mil sacas de café em seus armazéns e exporta direta ou indiretamente o café de seus cooperados desde 1985 para os Estados Unidos, Japão e países europeus como Alemanha, Suíça e Itália. 

Segundo os diretores, os cafés produzidos na região da Alta Mogiana são, reconhecidamente, os mais bem aceitos no mercado mundial. Trata-se de cafés de bebidas finíssimas e que conferem qualidades especiais em blends preferidos nos países com tradição no consumo de cafés de alta qualidade e sabores bem definidos. 

A Região da Alta Mogiana é conhecida como a Califórnia Brasileira. Conta com toda infraestrutura de escoamento da produção agro-industrial, estando ligada ao porto de Santos por auto-estradas bem conservadas. A região é uma das mais tradicionais produtoras de cafés do mundo e a história do café se mistura com a da própria região ao longo dos dois últimos séculos. São mais de 1.950 cafeicultores, em 23 municípios, que produzem em média 1.000.000 sacas/ano (base anos: 2002/2003/2004).